Futuro !!!

quinta-feira, 14 de agosto de 2008


Nome: Paula Gabriela Lozano

ATIVIDADE 4 PERIGO NA REDE

É impossível ir contra o fato de que as relações sociais criaram formas de se estabelecer pelos canais de tecnologia, ao logo das duas últimas décadas. Mas será que a sociedade está preparada para educar os filhos da internet? Os perigos do convívio das crianças e adolescentes na web mostram-se crescentes a cada novo caso noticiado pela mídia. Quando o espaço virtual gera um mundo de fantasias, e os pais não estão preparados para orientar meninos e meninas, brincadeiras e divisão transformam-se em armadilhas.
Caxias do Sul – difícil encontrar sentido na vida quando algo dá errado. Seria tão melhor não ter nenhum defeito.
Falar com desenvoltura, esbanjar o cabelo mais liso, olhos claros, lábios mais finos, mais grossos...
Perfeito seria evitar que as pessoas nos conhecessem como somos , mas nos concebessem da maneira que gostaríamos de ser vistos.

Esse tipo de pensamento permeia o universo adolescente, pré-adolescente e até infantil. A esses impulsivos e imediatistas iniciantes da vida, as facilidades em esconder-se no mundo virtual tornam-se uma armadilha camuflada em meio a tantas novidades,
Sistemas de conversação online, a exemplo do
MSN, e de relacionamentos como o
Orkut, são alguns destes divertidos e ao mesmo tempo arriscados instrumentos. E essa realidade de perigo é constante no Brasil. Quando uma adolescente deixa a sua casa, atravessa Estados para se encontrar com sua amiga da Internet, o mundo real e o virtual se conectam em forma de ameaça às famílias. Até que ponto a educação de pai para filho é insuficiente diante das portas que se abre a cada dia com novas tecnologias?

O caso recente notificado na imprensa nacional da garota paulista de 15 anos que foi encontrar na vida real sua parceira virtual em Bento Gonçalves impressiona pela determinação. A adolescente Fernanda Dias Fernandes chegou a percorrer nove quilômetros a pé e pegar carona com caminhoneiros para chegar ao seu destino, na Serra Gaúcha. Na verdade, não era o encontro com a amiga seu principal objetivo. Ela queria fugir de casa por que tinha medo de ser reprimida pela mãe ao contar à família que perdera o celular.
Diante desse quadro, cabe a pergunta: seriam as ferramentas de conversação e de relacionamento os principais vilões aos adolescentes? Ou a tecnologia apresenta-se apenas como mais uma das diversas válvulas de escape que crianças e adolescentes têm para correr dos problemas.
A resposta dos especialistas aponta para a segunda hipótese. A imersão na internet indica que algo na vida destes adolescentes não vai bem. O frenesi pela vida virtual mostra somente a ponta de um problema maior e bastante real.
O uso abusivo começa a caracterizar um tipo de dependência. Entretanto, isso é consequência de um desequilíbrio psicológico, uma porta aberta indicando que não está correto. São pessoas que tem problema e precisam de uma válvula de escape – explica o psicólogo Cristiano Nabuco de Abreu, 45, coordenador do ambulatório integrado dos transtornos do impulso do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Qualquer um pode ter uma imagem de pessoa feliz e de sucesso com fotos postadas no Orkut de viagens ao Exterior, sorrisos em festas etc. Mas como saber se aquela pessoa, de brincos dourados, jaqueta cuidadosamente rasgada nos ombros e bolsa da moda é realmente assim?
Vivenciar estereótipos, personagens ideais de sucesso e poder é um recurso recorrente de crianças e
adolescentes em sites de relacionamento e ferramentas de conversão na internet.

Com problemas de auto-estima, o usuário não consegue falar direito, por exemplo, ou se relacionar na vida real. Então, ele se esconde atrás da tela do computador e reformula sua personalidade. Preferir a vida virtual é muito mais prazeroso, pois é um lugar onde não há dificuldades, vergonhas, timidez – relaciona Nabuco.
Mesmo em 2008 e com a internet disseminada desde a década de 1990, o grande dilema em educar os filhos para o convívio social na web reside na falta de experiência e de conhecimento dos pais sobre essas ferramentas tecnológicas.

A realidade de crianças e adolescentes de hoje é diferente da vivida pelos pais. No recreio ou nas festas, eles não trocam mais o número do telefone, mas o endereço do MSN. Esse é um recurso social dos dias de hoje. Os pais têm dificuldade em mensurar o quanto navegar na internet é saudável. Não é como o álcool, por exemplo – compara o psicólogo.
Contra a dependência – O doutor Nabuco coordena um grupo de trabalho pioneiro no Brasil. Ele trata da ressociabilização de dependentes de internet no Hospital das Clínicas de São Paulo.
Atualmente, há dois grupos de 15 pessoas em tratamento. Durante quatro meses e meio, os pacientes são acompanhados por psicólogos e psiquiatras em sessões em grupos, uma vez por semana.
Ao contrário dos tratamentos de alcoolismo, nos quais o usuário é obrigado a largar o vício, nós preferimos não proibir o acesso ao computador, mas sim reeducar esse uso. Mesmo porque, em qualquer lugar há internet e seria muito difícil que o paciente conseguisse se controlar – evidenciou.

Expondo seus casos em grupo, os dependentes passam a perceber que não são os únicos a enfrentar os problemas com o vício.

Iremos começar em breve um grupo específico de adolescentes, também formado por 15 indivíduos – adiantou Nabuco.
Mais
O que é o Orkut?
Ferramenta de relacionamentos da Internet, na qual as pessoas criam perfis mostrando suas características pessoais e fotos. Há como procurar por outras pessoas e se cadastrar em assuntos, chamados comunidades, com os quais o usuário tem afinidade. Os brasileiros são os maiores usuários do
Orkut, cerca de 53% do total.
O que é o
MSN?
O
MSN é um apelido para o programa Messenger, da Microsoft. Nele, usuários cadastrados se comunicam, em tempo real, por meio de mensagens.

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Escola Santa Catarina – Cursista : Sabrina Cervelin

ATIVIDADE 4

Perigo na rede


É impossível ir contra o fato de que as relações sociais criaram formas de se estabelecer pelos canais de tecnologia, ao longo das duas ultimas décadas. Mas será que a sociedade está preparada para educar os filhos da internet? Os perigos do convívio de crianças e adolescentes na web mostram-se crescentes a cada novo caso noticiado pela mídia. Quando o espaço virtual gera um mundo de fantasias, e os pais não estão preparados para orientar meninos e meninas, brincadeiras e diversão transformam-se em armadilhas.

Caxias do Sul- Difícil encontrar sentido na vida quando algo da errado. Seria tão melhor não ter nenhum defeito.

Falar com desenvoltura, esbanjar o cabelo mais liso, olhos claros, lábios mais finos, mais grossos...

Perfeito seria evitar que as pessoas nos conhecessem como somos, mas nos concebessem da maneira que gostaríamos de ser vistos.

Esse tipo de pensamento permeia o universo adolescente, pré-adolescente e ate infantil. A esses impulsivos e imediatistas iniciantes da vida, as facilidades em esconder-se no mundo virtual tomam-se uma armadilha camuflada em meio a tantas novidades.

Sistemas de conversação online, a exemplo do MSN, e de relacionamentos, como o Orkut, São alguns destes divertidos e ao mesmo tempo arriscados instrumentos. E essa realidade de perigo é constante no Brasil. Quando uma adolescente deixa sua casa, atravessa Estados para se encontrar com sua amiga da internet, o mundo real e o virtual se conectam em forma de ameaça as famílias. Até que ponto a educação de pai para filho e suficiente diante das portas que se abrem a cada dia com novas tecnologias?

O caso recente noticiado na imprensa nacional da garota paulista de 15 anos que foi encontrar na vida real sua parceira virtual em Bento Gonçalves impressiona pela determinação. A adolescente Giovana Dias Fernandes chegou a percorrer nove quilômetros a pé e pegar carona com caminhoneiros para chegar ao seu destino, na Serra Gaúcha!. Na verdade, não era o encontro com a amiga seu principal objetivo. Ela queria fugir de casa por que tinha medo de ser reprimida pela mãe ao contar á família que perdera o celular.


Diante desse quadro, cabe a pergunta: seriam as ferramentas de conversação e de relacionamento os principais vilões aos adolescentes? Ou a tecnologia apresenta-se apenas como mais uma das diversas válvulas de escape que crianças e adolescentes têm para correr dos problemas?


A resposta dos especialistas aponta para a segunda hipótese. A imersão na internet indica que algo na vida destes adolescentes não vai bem. O frenesi pelo mundo virtual mostra somente a ponta de um problema maior e bastante real.

- 0 uso abusivo começa a caracterizar um tipo de dependência. Entretanto, isso e conseqüência de um desequilíbrio psicológico, uma porta aberta indicando que algo não está correto. São pessoas que tem problemas e precisam de uma válvula de escape - explica o psicó1ogo Cristiano Nabuco de Abreu, 45, coordenador do ambulatório integrado dos transtornos do impulso dos Hospital das Clinicas de São Paulo .

Qualquer um pode ter uma imagem de pessoa feliz e de sucesso com fotos postadas no Orkut de viagens ao Exterior, sorrisos em festas etc. Mas como saber se aquela pessoa, de brincos dourados, jaqueta cuidadosamente rasgada nos ombros e bolsa da moda é realmente assim?

Vivenciar estereótipos, personagens ideais de sucesso e poder, é um recurso recorrente de crianças e adolescentes em sites de relacionamento e ferramentas de conversação na internet.

- Com problemas de auto-estima, o usuário não consegue falar direito, por exemplo, ou se relacionar na vida real. Então, ele se esconde atrás da tela do computador e reformula sua personalidade: Preferir a vida virtual e muito mais prazerosa, pois e um lugar onde não há dificuldades, vergonhas, timidez - relaciona Nabuco.

Mesmo em 2008 e com a internet disseminada desde a década de 1990, o grande dilema em educar os filhos para o convívio social na web reside na falta de experiência e de conhecimento dos pais sobre essas ferramentas tecnológicas.

- A realidade de crianças e adolescentes de hoje e diferente da vivida pelos pais. No recreio ou nas festas, eles não trocam mais o número do telefone, mas o endereço do MSN. Esse e um recurso social dos dias de hoje. Os pais tem dificuldade em mensurar o quanta navegar na internet e saudável. Não e como o álcool, por exemplo - compara o psicólogo.

Contra a dependência - 0 doutor Nabuco coordena um grupo de trabalho pioneiro no Brasil. Ele trata da ressociabilização de dependentes de internet no Hospital de Clinicas de São Paulo.

Atualmente, há dois grupos de 15 pessoas em tratamento. Durante quatro meses e meio, os pacientes são acompanhados por psicólogos e psiquiatras em sessões em grupo, uma vez por semana.

- Ao contrário dos tratamentos de alcoolismo, nos quais o usuário é obrigado a largar o vicio, nos preferimos não proibir o acesso ao computador, mas sim reeducar esse uso. Mesmo porque, em qualquer lugar há internet e seria muito difícil que o paciente conseguisse se controlar - evidenciou.

Expondo seus casos em grupo, os dependentes passam a perceber que não são os únicos a enfrentar os problemas com o vício.

Iremos começar em breve um grupo especifico de adolescentes, também formados por 15 indivíduos - adiantou Nabuco.

Mais

O que é o Orkut

Ferramenta de relacionamentos na Internet, na qual as pessoas criam perfis mostrando suas características pessoais e fotos. Há como procurar por outras pessoas e se cadastrar em assuntos, chamados de comunidades, com os quais o usuário tem afinidade. Os brasileiros são os maiores usuários do Orkut, cerca de 53% do total.

O que é o MSN

O MSN é um apelido para o programa MSN Messenger, da Microsoft. Nele, usuários cadastrados se comunicam, em tempo real, por meio de mensagens.


Sabrinaslides
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terça-feira, 12 de agosto de 2008

ELISETE -ATIVIDADE3

Nome: Elisete Denise Siben

Escola: Santa Catarina

Atividade 3 – Navegando na internet


PROJETO INTERDISCIPLINAR SOBRE A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE NAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA, FÍSICA E BIOLOGIA NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA.


Na disciplina de Física os alunos construirão uma matriz energética. Na disciplina de Matemática eles construirão uma planta baixa de uma casa ecologicamente correta. E para auxiliar no material utilizado na construção dessa casa a disciplina de Biologia se fará presente. O laboratório de informática educativa auxiliara na pesquisa aos sites, na confecção do trabalho em um todo.

Foram escolhidas essas três disciplinas da terceira série do ensino médio, porque o conteúdo a ser trabalhado com esses alunos no decorrer do ano letivo, em Física é energia, em Matemática é geometria plana, geometria espacial (poliedros, corpos redondos), geometria analítica e estudo da circunferência e em Biologia é meio ambiente. Isso tudo com o auxilio da tecnologia que temos disponível.

PESQUISA NOS SITES SUGERIDO

Antes de iniciar o seu trabalho acesse todo esses sites e outros que você encontrar sobre o assunto, e faça uma síntese disso, digitando-a no write.

http://www4.prossiga.br/lopes/prodcien/fisicanaescola/cap12-1.htm

http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-fontes-alternativas-de-energia/index.php

http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./energia/index.html&conteudo=./energia/rosto.html

http://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/fontes_energia.htm

http://www.energiasdobrasil.com.br/energia/pesquisadores_estudantes/o_que_energia/tipos_energia/tipos_energia.asp

http://www.geocities.com/capecanaveral/5534/homepage.htm

ROTEIRO PARA CONSTRUIR UMA MATRIZ ENERGÉTICA.

OBJETIVO:

Investigar o consumo dos diferentes energéticos utilizados no setor residencial.

Compor a matriz energética utilizando como unidade o TEPs (tonelada equivalente de petróleo).

Conhecer as diferentes formas de energias.

Contribuir com o meio ambiente.

METODOLOGIA:

1. Universo de pesquisa: alunos do terceiro ano do ensino médio da escola Santa Catarina, cada turma terá a sua matriz energética.

2. O intervalo de tempo para quantificar o uso dos energéticos será nos meses de junho, julho e agosto de 2008.

3. O questionário aplicado na residência de cada aluno será o seguinte:

MATRIZ ENERGÉTICA

1)N° de pessoas na família:_______________________________

2)Tipo de residência: ( )apartamento ( )casa

3)Cidade:__________________________

4)Bairro:__________________________

5)A residência possui coletor solar, sistema de serpentina, outros?Há quanto tempo?

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________


6)Qual a quantidade de lenha consumida por mês? Especifique se é em metros ou cestas.

Junho

Julho

Agosto







7)Onde a lenha é consumida? Fogão, lareira, churrasqueira, serpentina, outro, qual?

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________


8)A lenha é comprada, produção própria ou juntada?

___________________________________________________________________


9) Qual a quantia de carvão vegetal em Kg consumida nos meses de:

Junho

Julho

Agosto







10)Onde o carvão é consumido? Fogão, lareira, churrasqueira, serpentina, outro, qual?

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________


11) Qual a quantia de gás consumida nos meses de:

Junho

Julho

Agosto







12)Onde o gás é consumido? Fogão, lareira, churrasqueira, serpentina, outro, qual?

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________


13)Qual a quantia de veículos na família?

___________________________________________________________________


14)Qual a quantia de litros consumidos por mês para cada tipo de combustível?

Junho

Julho

Agosto








15)Quantos Kwh foram consumidos por mês?

Junho

Julho

Agosto







Após concluída a pesquisa, os alunos (cada um na sua turma) irão entregar o questionário devidamente preenchido no writer a um aluno que ficará responsável por somar todos os valores obtidos em uma única tabela do writer, e com isso obter o gráfico que esse dados gerarão. O gráfico será analisado na turma, e com isso os alunos tirarão suas conclusões sobre o consumo da energia em suas casas. Com isso, todos juntos poderão responder as perguntas:

a) De que forma podemos reduzir o consumo que se destacou na turma?

b) No que ele afeta no meio ambiente?

c) Formas para preservar o meio ambiente.

Essas perguntas devem ser respondidas no mesmo programa do writer só que em uma nova página com o título Análise dos resultados da matriz energética da turma.

CONSTRUÇÃO DA PLANTA BAIXA DE UMA CASA ECOLOGICAMENTE CORRETA.

OBJETIVO:

Utilizar os resultados obtidos na conclusão da matriz energética.

Criar uma casa utilizando conceitos das aulas de Matemática sobre figuras e medidas.

Contribuir com o meio ambiente através dos materiais escolhidos para a construção da casa.

METODOLOGIA:

Com a consciência dos resultados obtidos na matriz energética e com os vários conhecimentos que os alunos já possuem, eles terão que criar, com o auxilio das ferramentas do write, uma casa que auxilie na preservação do nosso meio ambiente. Todos os detalhes devem ser analisados, para isso você deve fazer uma lista dos materiais e o porquê está utilizando-o, como por exemplo, quais os tipos de energias que terá na casa (construindo a forma de energia alternativa para substituir a que teve o maior consumo nos questionários da turma), espécie de árvores a serem colocadas no jardim, medidas das partes da casa, objetos que teriam nessa casa, entre outras, por isso antes de começar a construir a planta dessa casa, os alunos juntamente com o professor de Biologia devem fazer uma pesquisa sobre os materiais recicláveis existentes para se construir uma casa ecologicamente correta e um ambiente agradável para se viver. Essa pesquisa deve ser digitada no write ao lado da planta baixa.


CONCLUSÃO:

Ao término desse trabalho esperamos que os alunos tenham uma consciência sobre o ambiente onde vivem, o que pode ser feito para melhorar nossa qualidade de vida e contribuir com o meio ambiente, pois ao longo de todo o trabalho eles puderam analisar, dar sua opinião e tentar criar um espaço diferente, sem alterar e sem prejudicar o meio em que vivem.

Investigando o consumo dos diferentes energéticos utilizados no setor residencial, os alunos podem a partir desta, pesquisa avaliar o que pode ser feito para que o consumo de alguns energéticos diminua e assim criar um espaço melhor para todos.


segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Escola Santa Catarina

Cursista Simone Munaretto

Atividade nº 02

O filme proposto para responder o tema em evidência da a idéia da evolução do homem como ser humano. Relacionando a evolução da aviação desde que Santos Dumont, chamado pai da aviação, fez o primeiro aparelho como protótipo para voar, até os dias atuais muitas coisas mudaram. Relacionando-se a informática neste caso como: evolução nas vidas das pessoas podemos dizer o seguinte: Quando Santos Dumont projetou o primeiro protótipo já começara uma história seguida de sua evolução.Num primeiro momento o protótipo começa a voar por alguns metros de altura e uma pequena distância. Os anos se passaram e este projeto começou ganhar interesse e mais idéias, com isso mais perfeição. Hoje temos aviões supersônicos, sônicos e transônicos, voando a altas velocidades, utilizados tanto no meio civil como na área militar e a cada dia que passa, são, com certeza, mais aperfeiçoados para as necessidades da humanidade. Diante do tema exposto acima falaremos agora de como tudo isto pode acontecer. Com certeza quando este fato aconteceu começou uma evolução “em cadeia”. Mas o que é uma evolução em cadeia? A evolução em cadeia acontece quando há uma progressão de conhecimentos de várias áreas ao mesmo tempo com sua respectiva evolução. Vamos pegar este fato proposto como exemplo. Quando Santos Dumont começou seu primeiro projeto com certeza já tínhamos uma idéia inicial, mas para que estas transformações pudessem acontecer foi preciso que o homem começa-se buscar auto-conhecimento, e para que haja transformações são necessários: o pensamento do ser humano, seu raciocínio, sua inteligência, os quais permitiram o desenvolvimento da informática. Com certeza, com novas técnicas e dispositivos chegamos a um aperfeiçoamento tecnológico. O resultado de tudo isto é uma solução satisfatória que o ser humano vem buscando dia após dia, para seu crescimento pessoal e em benefício de uma comunidade toda.

Resposta 01: A informática esta diretamente ligada à tecnologia, ela é o resultado de todo um trabalho realizado pelo ser humano, em prol de benefícios para uma sociedade.

Resposta 02: Sim, em todos os sentidos.

Resposta 03: Através da informática podemos realizar trabalhos mais qualificados e eficientes a fim de demonstrar nossa capacidade pessoal e profissional.

Resposta 04: A internet: passou a ser uma ferramenta importante na vida da sociedade, facilitando a rápida comunicação entre as pessoas e também proporcionou a agilidade de informações dentro da rede aproximando, desta forma, cada vez mais os seres humanos de todo o mundo, em questão de minutos ou segundos.


Escola Santa Catarina – Simone Munaretto

ATIVIDADES (3)

Poder editar, modificar, enviar, receber os textos da internet é poder estar, de certa forma, diante de uma competência de comunicação valiosa e grandiosa em nossa vida profissional e pessoal.

Lista de Endereços Virtuais:

    • Utilizando a internet, o buscador Google, o aluno deverá pesquisar um texto sobre: A importância da educação na formação do cidadão.

    • A seguir o aluno terá que copiar o texto para a sua pasta de trabalho a fim de trabalhar posteriormente na aula.

    • Depois o aluno deverá elaborar um resumo por apagamento em forma de esquema espacial, abordando as principais idéias do texto lido.


Escola Santa Catarina – Cursista : Simone Munaretto

Atividade 4

Perigo na rede

É impossível ir contra o fato de que as relações sociais criaram formas de se estabelecer pelos canais de tecnologia, ao longo das duas últimas décadas. Mas será que a sociedade está preparada para educar os filhos da intemet? Os perigos do convívio de crianças e adolescentes na web mostram-se crescentes a cada novo caso noticiado pela mídia. Quando o espaço virtual gera um mundo de fantasias, e os pais não estão preparados para orientar meninos e meninas, brincadeiras e diversão transformam-se em armadilhas.

Caxias do Sul - Dificil encontrar sentido na vida quando algo dá errado. Seria tão melhor não ter nenhum defeito.

Falar com desenvoltura, esbanjar o cabelo mais liso, olhos claros, lábios mais finos, mais grossos... Perfeito seria evitar que as pessoas nos conhecessem como somos, mas nos concebessem da maneira que gostaríamos de ser vistos.

Esse tipo de pensamento permeia o universo adolescente, pré-adolescente e até infantil. A esses impulsivos e imediatistas iniciantes da vida, as facilidades em esconder-se no mundo virtual tomam-se uma armadilha camuflada em meio a tantas novidades.

Sistemas de conversação online, a exemplo do MSN, e de relacionamentos, como o Orkut, são alguns destes divertidos e ao mesmo tempo arriscados instrumentos. E essa realidade de perigo é constante no Brasil. Quando uma adolescentes deixa sua casa, atravessa Estados para se encontrar com sua amiga da intemet, o mundo real e o virtual se conectam em forma de ameaça às famílias. Até que ponto a educação de pai para filho é suficiente diante das portas que se abrem a cada dia com novas tecnologias?

O caso recente noticiado na imprensa nacional da garota paulista de 15 anos que foi encontrar na vida real sua parceira virtual em Bento Gonçalves impressiona pela determinação. A adolescente Giovana Dias Fernandes chegou a percorrer nove quilômetios a pé e pegar carona com caminhoneiros para chegar ao seu destino, na Serra Gaúcha. Na verdade, não era o encontro com a amiga seu principal objetivo. Ela queria fugir de casa por que tinha medo de ser reprimida pela mãe ao contar à família que perdera o celular.

Diante desse quadro, cabe a pergunta: seriam as ferramentas de conversação e de relacionamento os principais vilões aos adolescentes? Ou a tecnologia apresenta-se apenas como mais uma das diversas válvulas de escape que crianças e adolescentes têm para correr dos problemas?

A resposta dos especialistas aponta para a segunda hipótese. A imersão na internet indica que algo na vida destes adolescentes não vai bem. O frenesi pelo mundo virtual mostra somente a ponta de um problema maior e bastante real.

  • O uso abusivo começa a caracterizar um tipo de dependência Entretanto, isso é conseqüência de um desequilíbrio psicológico, uma porta aberta indicando que algo não está correto. São pessoas que têm problemas e precisam de uma válvula de escape - explica o psicólogo Cristiano Nabuco de Abreu, 45, coordenador do ambulatório integrado dos transtornos do impulso dos Hospital das Clínicas de São Paulo.

  • Qualquer um pode ter uma imagem de pessoa feliz e de sucesso com fotos postadas no Orkut de viagens ao Exterior, sorrisos em festas etc. Mas como saber se aquela pessoa, de brincos dourados, jaqueta cuidadosamente rasgada nos ombros e bolsa da moda é realmente assim?

Vivenciar estereótipos, personagens ideais de sucesso e poder, é um recurso recorrente de crianças e adolescentes em sites de relacionamento e ferramentas de conversação na internet.

- Com problemas de auto-estima, o usuário não consegue falar direito, por exemplo, ou se relacionar na vida real. Então, ele se esconde atrás da tela do computador e reformula sua personalidade Preferir a vida virtual é muito mais prazeroso, pois é um lugar onde não há dificuldades, vergonhas, timidez - relaciona Nabuco.

Mesmo em 2008 e com a internet disseminada desde a década de 1990, O: grande dilema emeducar os filhos para o convívio social na web reside na falta de experiência e de conhecimento dos pais sobre essas ferramentas tecnológicas.

- A realidade de crianças e adolescentes de hoje é diferente da vivida pelos pais. No recreio ou nas festas, eles não trocam mais o número do telefone, mas o endereço do MSN. Esse é um recurso social dos dias de hoje. Os pais têm dificuldade em mensurar o quanto navegar na internet é saudável. Não é como o álcool, por exemplo - compara o psicólogo.

Contra a dependência - O doutor Nabuco coordena um grupo de trabalho pioneiro no Brasil. Ele trata da ressociabilização de dependentes de internet no Hospital de Clínicas de São Paulo.

Atualmente, há dois grupos de 15 pessoas em tratamento. Durante quatro meses e meio, os pacientes são acompanhados por psicólogos e psiquiatras em sessões em grupo, uma vez por semana.

- Ao contrário dos tratamentos de alcoolismo, nos quais o usuário é obrigado a largar o vício, nós preferimos não proibir o acesso ao computador, mas sim reeducar esse uso. Mesmo porque, em qualquer lugar há internet e seria muito dificil que o paciente conseguisse se controlar - evidenciou.

Expondo seus casos em grupo, os dependentes passam a perceber que não são os únicos a enfrentar os problemas com o vício.

- Iremos começar em breve um grupo específico de adolescentes, também formado por 15 indivíduos - adiantou Nabuco.

Mais

O que é o Orkut

Ferramenta de relacionamentos na Intemet, na qual as pessoas criam perfis mostrando suas características pessoais e fotos. Há como procurar por outras pessoas e se cadastrar em assuntos, chamados de comunidades, com os quais o usuário tem afinidade. Os brasileiros são os maiores usuários do Orkut, cerca de 53% do total.

O que é o MSN

O MSN é um apelido para o programa MSN Messenger, da Microsoft. Nele, usuários cadastrados se comunicam, em tempo real, por meio de mensagens.


Escola Santa Catarina – Cursista : Simone Munaretto

ATIVIDADE (6)

(No programa Tux Paint)

Após algumas aulas de leitura na biblioteca da escola o aluno deverá realizar as seguintes atividades no Laboratório de Informática da escola, utilizando o programa Tux Paint:


  • Desenhe um livro que você tenha gostado de ler.

  • Desenhe o trecho da história que mais gostou deste livro.

Gilvania de Almeida

Atividade 6

Estratégia Pedagógica – Tux Paint

Objetivos: Os alunos deverão com este trabalho conseguir montar uma parte do feudo .

** Título : A divisão do Feudo

** Estratégia:

Escolher entre a divisão do Feudo: Manso Servil, Manso Comunal e Manso Senhorial e montar um desenho demonstrando uma dessas partes.

**Cronograma:

1. Uma aula na sala de informática


Gilvania de Almeida

Atividade 3

Estratégia Pedagógica –Segundo Ano – Ensino Médio

Objetivos:

** Identificar o cotidiano das classes menos favorecidas na Idade Média, dando destaque para a mulher, e fazer um paralelo com a atualidade.


Título : A vida dos servos na Idade Média

  • Os alunos terão que identificar e pesquisar:

  • Os hábitos alimentares e higiênicos.

  • As vestimentas

  • A hierarquia dentro da família

  • O número de filhos

  • Leis – Existiam?

  • A religiosidade

  • As festas

Estratégia:

Os alunos terão que pesquisar na Internet e montar lâminas no Impress, com gravuras que mostre a vida dos servos.

Cada dupla deverá apresentar seu trabalho para o grande grupo.

Endereços de pesquisa:

www.alimentares.com

www.cleofas.com.br

www.hottopos.com/videtur17

www.academiagastronomia.wordpress.com

www.ifcs.ufrj.br

www.efdeportes.com

http://marged.vilabol.uol.com.br

www.revistamirabilia.com

www.spectrumgotich.com.br

http://br.geocities.com/mcrosto8

Cronograma:

  1. Duas aulas para pesquisar na Internet e compilar os dados.

  2. Três aula - Montagem de Trabalho no Impress

  3. Uma aula para apresentação no Datashow.




Paulo5
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Curso; Linux

Escola Estadual Santa Catarina

Cursista - Paulo Roberto Borges Ferreira

Atividade 6


Planejamento de aula – Tux Paint

Tema: China Agricultura

Objetivo: Tomar conhecimento do tema Atividade Agrícola da China.

Atividade: Com o uso das figuras representar a base agrícola da China.

**Represente através de figuras os produtos cultivados para a alimentação

na China: trigo, melão, abóbora, pepino, cebola e alho.

Conograma:

1. Uma aula na sala de informática.




Curso: Linux

Escola: Estadual Santa Catarina – Caxias do Sul

Cursista: Paulo Roberto Borges Ferreira

ATIVIDADE 4 – Perigo na rede

Perigo na rede


É impossível ir contra o fato de que as relações sociais criaram formas de se estabelecer pelos canais de tecnologia, ao longo das duas ultimas décadas. Mas será que a sociedade está preparada para educar os filhos da internet? Os perigos do convívio de crianças e adolescentes na web mostram-se crescentes a cada novo caso noticiado pela mídia. Quando o espaço virtual gera um mundo de fantasias, e os pais não estão preparados para orientar meninos e meninas, brincadeiras e diversão transformam-se em armadilhas.


Caxias do Sul- Difícil encontrar sentido na vida quando algo da errado. Seria tão melhor não ter nenhum defeito.


Falar com desenvoltura, esbanjar o cabelo mais liso, olhos claros, lábios mais finos, mais grossos...

Perfeito seria evitar que as pessoas nos conhecessem como somos, mas nos concebessem da maneira que gostaríamos de ser vistos.


Esse tipo de pensamento permeia o universo adolescente, pré-adolescente e ate infantil. A esses impulsivos e imediatistas iniciantes da vida, as facilidades em esconder-se no mundo virtual tomam-se uma armadilha camuflada em meio a tantas novidades.


Sistemas de conversação online, a exemplo do MSN, e de relacionamentos, como o Orkut, São alguns destes divertidos e ao mesmo tempo arriscados instrumentos. E essa realidade de perigo é constante no Brasil. Quando uma adolescente deixa sua casa, atravessa Estados para se encontrar com sua amiga da internet, o mundo real e o virtual se conectam em forma de ameaça as famílias. Até que ponto a educação de pai para filho e suficiente diante das portas que se abrem a cada dia com novas tecnologias?

O caso recente noticiado na imprensa nacional da garota paulista de 15 anos que foi encontrar na vida real sua parceira virtual em Bento Gonçalves impressiona pela determinação. A adolescente Giovana Dias Fernandes chegou a percorrer nove quilômetros a pé e pegar carona com caminhoneiros para chegar ao seu destino, na Serra Gaúcha!. Na verdade, não era o encontro com a amiga seu principal objetivo. Ela queria fugir de casa por que tinha medo de ser reprimida pela mãe ao contar á família que perdera o celular.


Diante desse quadro, cabe a pergunta: seriam as ferramentas de conversação e de relacionamento os principais vilões aos adolescentes? Ou a tecnologia apresenta-se apenas como mais uma das diversas válvulas de escape que crianças e adolescentes têm para correr dos problemas?


A resposta dos especialistas aponta para a segunda hipótese. A imersão na internet indica que algo na vida destes adolescentes não vai bem. O frenesi pelo mundo virtual mostra somente a ponta de um problema maior e bastante real.


- 0 uso abusivo começa a caracterizar um tipo de dependência. Entretanto, isso e conseqüência de um desequilíbrio psicológico, uma porta aberta indicando que algo não está correto. São pessoas que tem problemas e precisam de uma válvula de escape - explica o psicó1ogo Cristiano Nabuco de Abreu, 45, coordenador do ambulatório integrado dos transtornos do impulso dos Hospital das Clinicas de São Paulo .


Qualquer um pode ter uma imagem de pessoa feliz e de sucesso com fotos postadas no Orkut de viagens ao Exterior, sorrisos em festas etc. Mas como saber se aquela pessoa, de brincos dourados, jaqueta cuidadosamente rasgada nos ombros e bolsa da moda é realmente assim?


Vivenciar estereótipos, personagens ideais de sucesso e poder, é um recurso recorrente de crianças e adolescentes em sites de relacionamento e ferramentas de conversação na internet.


- Com problemas de auto-estima, o usuário não consegue falar direito, por exemplo, ou se relacionar na vida real. Então, ele se esconde atrás da tela do computador e reformula sua personalidade: Preferir a vida virtual e muito mais prazerosa, pois e um lugar onde não há dificuldades, vergonhas, timidez - relaciona Nabuco.


Mesmo em 2008 e com a internet disseminada desde a década de 1990, o grande dilema em educar os filhos para o convívio social na web reside na falta de experiência e de conhecimento dos pais sobre essas ferramentas tecnológicas.


- A realidade de crianças e adolescentes de hoje é diferente da vivida pelos pais. No recreio ou nas festas, eles não trocam mais o número do telefone, mas o endereço do MSN. Esse e um recurso social dos dias de hoje. Os pais tem dificuldade em mensurar o quanta navegar na internet é saudável. Não é como o álcool, por exemplo - compara o psicólogo.


Contra a dependência - 0 doutor Nabuco coordena um grupo de trabalho pioneiro no Brasil. Ele trata da ressociabilização de dependentes de internet no Hospital de Clinicas de São Paulo.


Atualmente, há dois grupos de 15 pessoas em tratamento. Durante quatro meses e meio, os pacientes são acompanhados por psicólogos e psiquiatras em sessões em grupo, uma vez por semana.

- Ao contrário dos tratamentos de alcoolismo, nos quais o usuário é obrigado a largar o vicio, nos preferimos não proibir o acesso ao computador, mas sim reeducar esse uso. Mesmo porque, em qualquer lugar há internet e seria muito difícil que o paciente conseguisse se controlar - evidenciou.


Expondo seus casos em grupo, os dependentes passam a perceber que não são os únicos a enfrentar os problemas com o vício.


Iremos começar em breve um grupo especifico de adolescentes, também formados por 15 indivíduos - adiantou Nabuco.


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O que é o Orkut

Ferramenta de relacionamentos na Internet, na qual as pessoas criam perfis mostrando suas características pessoais e fotos. Há como procurar por outras pessoas e se cadastrar em assuntos, chamados de comunidades, com os quais o usuário tem afinidade. Os brasileiros são os maiores usuários do Orkut, cerca de 53% do total.

O que é o MSN

O MSN é um apelido para o programa MSN Messenger, da Microsoft. Nele, usuários cadastrados se comunicam, em tempo real, por meio de mensagens.