Futuro !!!

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Atividade3


Marta Sgnori Dall' Agnol

Objetivo

Proporcionar aos alunos uma relação de alimentos que ajudam a obter uma alimentação saudável.


ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA

Alimentação e nutrientes

O aluno deverá procurar na internet a resposta das seguintes questões:

a) Qual a origem dos alimentos?

b) Quais os alimentos que tem:

-os nutrientes?

-os carboidratos?

-as proteínas?

-os sais minerais?

-as vitaminas?


PESQUISAR NOS SITES:

/www.alimentacaosaudavel.org/Guia-Nutricional-Alimentos.html

p://www.diabetes.org.br/nutricao/ministerio_dicas_alimentacao.php

http://www.diabetes.org.br/nutricao/

http://menshealth.abril.com.br/nutricao/conteudo_240472.shtml


Marta Signori Dall’ Agnol


Trabalho Marta 4.

Perigo na rede

É impossível ir contra o fato de que as relações sociais criaram formas de se estabelecer pelos canais de tecnologia, ao lado das duas últimas décadas. Mas será que a sociedade está preparada para educar os filhos da internet? Os perigos do convívio de crianças e adolescentes na web mostram-se crescente a cada novo caso noticiado pela mídia. Quando o espaço virtual gera um mundo de fantasia, e os pais não estão preparados para orientar meninos e meninas, brincadeiras e diversões transformam-se em armadilhas.

Caxias do Sul – Difícil encontrar sentido na vida quando algo dá errado. Seria tão melhor não ter nenhum defeito.

Falar com desenvoltura esbanjar o cabelo mais liso, olhos claros, lábios mais finos, mais grossos... Perfeito seria evitar que as pessoas nos conhecessem como somos, mas nos concebessem da maneira que gostaríamos de ser vistos.

Esse tipo de pensamento permeia o universo adolescente, pré-adolescente e até infantil. A esses impulsivos e imediatistas iniciantes da vida, as facilidades em esconder-se no mundo virtual tornam-se uma armadilha camuflada em meio a tantas novidades.

Sistemas de conversação online, a exemplo do MSN, e de relacionamentos, como o Orkut, são alguns destes divertidos e ao mesmo tempo arriscados instrumentos. E essa realidade de perigo é constante no Brasil. Quando uma adolescente deixa a sua casa, atravessa Estados para se encontrar com sua amiga da internet, o mundo real e o virtual se conectam em forma de ameaça às famílias.

Até que ponto a educação de pai para filho é suficiente diante das portas que se abrem a cada dia diante da tecnologia?

O caso recente noticiado na imprensa nacional da garota paulista de 15 anos que foi encontrar na vida real sua parceira virtual em Bento Gonçalves impressiona pela determinação. A adolescente Giovana Dias Fernandes chegou a percorrer nove quilômetros a pé e pegar carona com um caminhoneiro para chegar ao seu destino, na Serra Gaúcha. Na verdade, não era o encontro com a amiga seu principal objetivo. Ela queria fugir de casa porque tinha medo de ser reprimida pela mãe ao contar à família que perdera o celular.

Diante desse quadro, cabe a pergunta: seriam as ferramentas de conversação e de relacionamento os principais vilões aos adolescentes? Ou a tecnologia apresenta-se apenas como mais uma das diversas válvulas de escape que crianças e adolescentes têm para correr dos problemas?

A resposta dos especialistas aponta para a segunda hipótese. A imersão na internet indica que algo na vida destes adolescentes não vai bem. O frenesi pelo mundo virtual mostra somente a ponta de um problema maior e bastante real.

- O uso abusivo começa a caracterizar um tipo de dependência. Entretanto, isso é conseqüência de um desequilíbrio psicológico, uma porta aberta indicando que algo não está correto. São pessoas que têm problemas e precisam de uma válvula de escape – explica o psicólogo Cristiano Nabuco de Abreu, 45, coordenador do ambulatório integrado das Clínicas de São Paulo.

Qualquer um pode ter uma imagem de pessoa feliz e de sucesso com fotos postodas no Orkut de viagens ao Exterior, sorrisos em festas, etc., mas como saber se aquela pessoa, de brincos dourados, jaqueta cuidadosamente rasgada nos ombros e bolsa na moda é realmente assim?

Vivenciar estereótipos, personagens ideais de sucesso e poder, é um recurso recorrente de crianças e adolescentes em sites de relacionamento e ferramentas de conversação na internet.

- Com problemas de auto-estima, o usuário não consegue falar direito, por exemplo, ou se relacionar na vida real. Então, ele se esconde atrás da tela do computador e reformula sua personalidade. Preferir a vida virtual é muito mais prazeroso, pois é um lugar onde não há dificuldade, vergonhas, timidez – relaciona Nabuco.

Mesmo em 2008 e com a internet disseminada desde a década de 1990, o grande dilema em educar os filhos para o convívio social na web reside na falta de experiência e de conhecimento dos pais sobre essa ferramenta tecnológica.

- A realidade de crianças e adolescentes de hoje é diferente da vivida pelos pais. No recreio ou nas festas, eles não trocam mais o número de telefone, mas o endereço do MSN. Esse é um recurso social dos dias de hoje. Os pais têm dificuldade de mensurar o quanto navegar na internet é saudável. Não é como o álcool, por exemplo – compara o psicólogo.

Contra a dependência – O doutor Nabuco coordena um grupo de trabalho pioneiro no Brasil. Ele trata da ressociabilização de dependentes da internet no Hospital de Clínicas de São Paulo.

Atualmente, há dois grupos de quinze pessoas em tratamento. Durante quatro meses e meio, os pacientes são acompanhados por psicólogos e psiquiatras em sessões em grupo, uma vez por semana.

- Ao contrario dos tratamentos de alcoolismo, nos quais o usuário é obrigado a largar o vício, nós preferimos não proibir o acesso ao computador, mas sim reeducar esse uso. Mesmo porque, em qualquer lugar há internet e seria muito difícil que o paciente conseguisse se controlar – evidenciou.

Expondo seus casos em grupo, os dependentes passam a perceber que não são os únicos a enfrentar os problemas com o vício.

- Iremos começar em breve um grupo específico de adolescentes, também formado por 15 indivíduos.

Mais:

O que é o Orkut?

Ferramenta de relacionamento na Internet, na qual as pessoas criam perfis mostrando suas características pessoais e fotos. Há como procurar por outras pessoas e se cadastrar em assuntos, chamados de comunidades, com os quais o usuário tem afinidade. Os brasileiros são os maiores usuários do Orkut, cerca de 53% do total.

O que é MSN?

O MSN é um apelido para o programa MSN Messenger, da Microsoft. Nele, usuários cadastrados se comunicam, em tempo real, por meio de mensagens.



Marta5
View SlideShare presentation or Upload your own.

Marta Signori Dall' Agnol

Atividade 6 – TUX PAINT


Português

Através de uma figura formada pelos carimbos do tux paint, os alunos de terceira série deverão escrever frases observando tudo o que existe nela.

Matemática

Os alunos deverão contar quantas árvores, animais, e montar as 4 operações.

Ciências

Escrever quais os seres vivos que aparecem na figura.

Estudos Sociais

Verificar e escrever quais os seres vivos que podem ser encontrados na região de Caxias do Sul.

Artes

Através da observação tentar desenhar alguns dos seres vivos que estão na figura.

Atividade 2

Rosane Ribeiro Lovatel


O vídeo em questão nos mostra a evolução e a revolução que Santos Dumond provocaram em todos os meios, nos acadêmicos, nos tecnológicos, na vida de todos no planeta, até na sua própria vida. O desenvolvimento tecnológico da aviação foi simplesmente divino. Ninguém naquela época conseguiria imaginar o que hoje o homem pode fazer: fabricar foguetes, lançar de mísseis teleguiados, viajar para lua, viagens inter-espaciais. Todo esse crescimento só foi possível porque, paralelamente aos primeiros passos da aviação, o desenvolvimento dos computadores foi sendo cada vez mais aperfeiçoado. Hoje o desenvolvimento tecnológico na aérea da informática é tal que nós não conseguimos nem acompanhar toda essa evolução.

A evolução da informática inicialmente provocou um medo geral, pois o uso de computadores em alguns segmentos fez com que houvesse desemprego, como por exemplo, nas montadoras de carros, caminhões, motos, etc. Já na indústria farmacêutica ou em áreas onde o homem corria perigo de vida, o número de empregados dessas indústrias reduziu drasticamente, obrigando a todos, sem exceção, a procurar se atualizar. Dessa forma novos mercados estão surgindo, mas é imprescindível saber manusear o computador em todas as suas especificidades. Diariamente na nossa vida usamos a informática como meio de comunicação, entre amigos, familiares, para realizar trabalhos escolares, para a atualização de informações, já que alguns “sites” são atualizados em tempo real, o trabalho de algumas profissões só é possível com uso do computador e ou da internet. O uso da informática veio para o bem e mal, dependendo do seu uso.

A informática poderá ser muito útil na educação, porém as escolas devem possuir salas especiais e com um profissional da qualificado, orientando tanto o professor quanto aos alunos. Primeiramente o professor deverá conhecer e desenvolver habilidades de manusear o computador com todos os seus recursos. A partir daí, poderá elaborar projetos com seus alunos, não só sobre um determinado segmento de atuação, mas também principalmente desenvolver no aluno o sentido de cidadania, da responsabilidade, da cooperação.

O meu uso do computador se resume à digitação de exercícios, elaboração de textos, de provas; já a internet é utilizada para a troca de email com amigas, notícias, busca de subsídios para a elaboração de textos. Espero num futuro próximo, estar usando “msn” para “falar” com os alunos, elaborar slides e preparar aulas para serem usadas com datashow.




Rosane Ribeiro Lovatel

ATIVIDADE 4


Perigo na rede

É impossível ir contra o fato de que as relações sociais criaram formas de se estabelecer pelos canais de tecnologia, ao longo das últimas décadas. Mas será que a sociedade está preparada para educar os filhos da internet? Os perigos do convívio de crianças e adolescentes na web mostram-se crescentes a cada novo caso noticiado pela mídia. Quando o espaço virtual gera um mundo de fantasias, e os pais não estão preparados para orientar meninos e meninas, brincadeiras e diversão transformam-se em armadilhas.

Caxias do Sul – Difícil encontrar sentido na vida quando algo dá errado. Seria tão melhor não ter nenhum defeito.

Falar com desenvoltura, esbanjar o cabelo mais liso, olhos claros, lábios mais finos, mais grossos... Perfeito seria evitar que as pessoas nos conhecessem como somos, mas nos concebessem da maneira que gostaríamos de ser vistos.

Esse tipo de pensamento permeia o universo adolescente, pré-adolescente e até infantil. A esses impulsivos e imediatistas iniciantes da vida, as facilidades em esconder-se no mundo virtual tornam-se uma armadilha camuflada em meio a tantas novidades.

Sistemas de conversação online, a exemplo do MSN, e de relacionamentos, como o Orkut, são alguns destes divertidos e ao mesmo tempo arriscados instrumentos. E essa realidade de perigo é constante no Brasil. Quando uma adolescente deixa sua casa, atravessa Estados para se encontrar com sua amiga da internet, o mundo real e o virtual se conectam em forma de ameaça às famílias. Até que ponto a educação de pai para filho é suficiente diante das portas que se abrem a cada dia com novas tecnologias?

O caso recente noticiado na imprensa nacional da garota paulista de 15 anos que foi encontrar na vida real sua parceira virtual em Bento Gonçalves impressiona pela determinação. A adolescente Giovana Dias Fernandes chegou a percorrer nove quilômetros a pé e pegar carona com caminhoneiros para chegar ao seu destino, na Serra Gaúcha. Na verdade, não era o encontro com a amiga seu principal objetivo. Ela queria fugir de casa por que tinha medo de ser reprimida pela mãe ao contar à família que perdera o celular.

Diante desse quadro, cabe a pergunta: seriam as ferramentas de conversação e de relacionamentos os principais vilões aos adolescentes? Ou a tecnologia apresenta-se apenas como mais uma das diversas válvulas de escape que crianças e adolescentes têm para correr dos problemas?

A resposta dos especialistas aponta para a segunda hipótese. A imersão na internet indica que algo na vida destes adolescentes não vai bem. O frenesi pelo mundo virtual mostra somente a ponta de um problema maio e bastante real.

- O uso abusivo começa a caracterizar um tipo de dependência. Entretanto, isso é conseqüência de um desequilíbrio psicológico, uma porta aberta indicando que algo não está correto. São pessoas que têm problemas e precisam de uma válvula de escape – explica o psicólogo Cristiano Nabuco de Abreu, 45, coordenador do ambulatório integrado dos transtornos do impulso do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Qualquer um pode ter uma imagem de pessoa feliz e de sucesso com fotos postadas no Orkut de viagens ao Exterior, sorrisos em festas etc. Mas como saber se aquela pessoa, de brincos dourados, jaqueta cuidadosamente rasgada nos ombros e bolsa da moda é realmente assim?

Vivenciar estereótipos, personagens ideais de sucesso e poder, é um recurso recorrente de crianças e adolescentes em sites de relacionamentos e ferramentas de conversação na internet.

- Com problemas de auto-estima, o usuário não consegue falar direito, por exemplo, ou se relacionar na vida real. Então, ele se esconde atrás da tela do computador e reformula sua personalidade. Preferir a vida virtual é muito mais prazeroso, pois é um lugar onde não há dificuldades, vergonhas, timidez – relaciona Nabuco.

Mesmo em 2008 e com a internet disseminada desde a década de 1990, o grande dilema em educar os filhos para o convívio social na web reside na falta de experiência e de conhecimento dos pais sobre essas ferramentas tecnológicas.

- A realidade de crianças e adolescentes de hoje é diferente da vivida pelos pais. No recreio ou nas festas, eles não trocam mais o número do telefone, mas o endereço do MSN. Esse é um recurso social dos dias de hoje. Os pais têm dificuldade em mensurar o quanto navegar na internet é saudável. Não é como álcool, por exemplo – compara o psicólogo.

Contra a dependência – O doutor Nabuco coordena um grupo de trabalho pioneiro no Brasil. Ele trata da ressociabilização de dependentes de internet no Hospital de Clínicas de São Paulo.

Atualmente, há dois grupos de 15 pessoas em tratamento. Durante quatro meses e meio, os pacientes são acompanhados por psicólogos e psiquiatras em sessões em grupo, uma vez, por semana.

- Ao contrário dos tratamentos de alcoolismo, nos quais o usuário é obrigado a largar o vício, nós preferimos não proibir o acesso ao computador, mas sim reeducar esse uso. Mesmo porque, em qualquer lugar há internet e seria muito difícil que o paciente conseguisse se controlar – evidenciou.

Expondo seus casos em grupo, os dependentes passam a perceber que não são os únicos a enfrentar os problemas com o vício.

- Iremos começar em breve um grupo específico de adolescentes, também formado por 15 indivíduos – adiantou Nabuco.

Mais O que é o Orkut?

Ferramenta de relacionamentos na Internet, na qual as pessoas criam perfis mostrando suas características pessoais e fotos. Há como procurar por outras pessoas e se cadastrar em assuntos, chamados de comunidades, com os quais o usuário te afinidade. Os brasileiros são os maiores usuários do Orkut, cerca de 53% do total.

O que é o MSN?

O MSN é um apelido para o programa MSN Messenger, da Microsoft. Nele, usuários cadastrados se comunica, em tempo real, por meio de mensagens.

Rosane5
View SlideShare presentation or Upload your own.
Rosane55
View SlideShare presentation or Upload your own.

ATIVIDADE 6

NOME: ROSANE RIBEIRO LOVATEL


Criar uma estratégia Pedagógica no Tux Paint - Quimica -Ensino Médio

O aluno deverá usar o Tux Paint e:

-Selecionar 10 figuras de alimentos, colocando-os em ordem de crescente de calorias.

- Selecionar figuras de meios de transportes que usam combustíveis para se movimentar.




Nome: Rosane Ribeiro Lovatel

Atividade 3

TEMA ESCOLHIDO: TERMOQUÍMICA

Disciplina : Química

Série: Segundo Ano do Ensino Médio

Objetivo: Com o uso da internet , os alunos deverão buscar:

  • os conceitos de reações endotérmicas ,exotérmicas , entalpia.

  • exemplos de imagens relacionadas a reações endotérmicas e exotérmicas.

  • equações químicas que representem as reações.

  • gráficos .

  • equação matemática para o cálculo da variação de entalpia .

Sites relacionados com tema:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rea%C3%A7%C3%A3o_endot%C3%A9rmica

http://luizclaudionovaes.sites.uol.com.br/termo.htm

educar.sc.usp.br/quimapoio/entalpia.html

www.infoescola.com/quimica/entalpia/

pt.wikibooks.org/wiki/Curso_de_termodinâmica:Entalpia -

netopedia.tripod.com/quimic/termoquimica.htm

portaldasabedoria.br.tripod.com/index_arquivos/page0003.htm -