Futuro !!!

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Alexandra6

No vídeo conta-se uma história que faz parte da evolução da tec

ATIVIDADE 6

Desenhar os Planetas no Tux Paint e determinar em cada uma deles o peso de uma pessoa de massa 50 kg. O peso(P) é calculado pela aceleração da gravidade(g) de cada planeta e a massa (m) de um corpo, ou seja P = m.g.

Tabela com as acelerações da gravidade de cada planeta:

Planeta

Aceleração da

Gravidade (m/s2)

Sol

274

Mercúrio

3,92

Vênus

8,82

Terra

9,80

Marte

3,92

Júpiter

26,5

Saturno

11,8

Urano

9,80

Netuno

9,80

Lua (satélite natural da Terra)

1,67

Fonte: Handbook and physics. Chemical R.

Publishing.

Alexandra2

No vídeo conta-se uma história que faz parte da evolução da tec

Curso: Linux

Escola: Estadual Santa Catarina – Caxias do Sul

Aluna: Alexandra Cemin


ATIVIDADE 2

Evolução do Ser Humano

Atualmente vivemos em um período de constantes modificações, a tecnologia evolui diariamente, manter-se a par dessas descobertas e usar métodos de pesquisa eficientes e rápidos se faz necessário, acompanhar e procurar fontes confiáveis, é fundamental, tomar conhecimento e usar esse métodos tecnológicos, e de modo especial a informática, irá possibilitar ao professor acompanhar essa evolução, onde cada um de nós é afetado direta ou indiretamente.

No vídeo conta-se uma história que faz parte da evolução da tecnologia humana, a partir do esforço de Santos Dumont em construir um aparelho que permitisse ao homem voar. O sonho de Santos Dumont era voar, tentou muitas vezes, falhou muitas outras, até conseguir realizar a façanha de pode voar. Essa tecnologia para época era nova e gerou muito desconforto aos usuários, mudando a vida de todos na época, e inclusive de todos nós, permitindo chegar em lugares distantes em menos tempo, gerou comodidade e assim é a internet para nós que ainda não temos domínio dessa tecnologia, temos que tomar conhecimento e aprender a manusear essa tecnologia que permite ao usuário viajar em outras dimensões, conhecer o mundo com um simples clique.

A história abordada no vídeo pode relacionar-se com a evolução tecnológica e com a informática, ambas se fazem necessário conhecer, confiar e buscas informações que auxiliem para se fazer um bom uso dessas tecnologias. Usuários dessas tecnologias devem acompanhar essa evolução, é imprescindível para auxiliarmos nossos alunos na evolução da aprendizagem e na busca pelo saber. O papel do professor tem mudado, estamos numa era de constantes transformações e adaptações, fazer uso dessa ferramenta informática é importante para continuarmos a acompanhar parcialmente a evolução tecnológica.

Essa evolução afeta nossas vidas? Diretamente, pois a comunicação se torna inviável quando não se possui conhecimento de algo que é exposto por um grande grupo, a informática é conhecida e usada pela maioria de nossos alunos, é fundamental termos conhecimento dessa evolução tecnológica da informática, no nosso cotidiano nos comunicamos de uma forma mais eficiente com a amigos e parentes distantes.

A informática modificou a minha vida profissional e pessoal, na hora de fazer provas, uso um banco de questões, tem acesso pela internet a todas as questões de vestibulares, e faço uso dessa tecnologia na minha vida pessoal para me comunicar com os meus amigos e envio de trabalhos para o meu curso de pós graduação, se torna cômodo e eficiente usar a informática para agilizar o meu trabalho. Hoje essas tecnologias que encurtam distâncias são fundamentais para dinamizar e aproximar diferentes evoluções, além de podermos acompanhar, criando necessidades de tomarmos posse desses conhecimentos.


Alexandra3

No vídeo conta-se uma história que faz parte da evolução da tec

ATIVIDADE 3

Planejamento de aula

Tema: Lixo Nuclear

Objetivo: Tomar conhecimento do tema, bem como, o uso da internet para auxiliar no processo ensino-aprendizagem.

Atividade: Com o uso dos sites abaixo relacionados, responder as questões que seguem e logo após, montar uma síntese de idéias compreendidas sobre o tema, e ao final criar um mapa conceitual, com as palavras-chave que são fundamentais para a existência do tema.


Sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lixo_nuclear

http://www.educacional.com.br/entrevistas/entrevista0143.asp

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mapa_conceitual


Questões:

  1. O que é lixo nuclear?

  2. O que é um mapa conceitual?

  3. Com o texto Energia: economizar é a solução, faça relações com o lixo nuclear.

  4. Qual a relação entre lixo nuclear e as nossas vida?


Conclusão:

  • Faça a síntese no aplicativo Writer.

  • Crie o mapa conceitual.


Alexandra4


No vídeo conta-se uma história que faz parte da evolução da tec


Perigo na rede


É impossível ir contra o fato de que as relações sociais criaram formas de se estabelecer pelos canais de tecnologia, ao longo das duas ultimas décadas. Mas será que a sociedade está preparada para educar os filhos da internet? Os perigos do convívio de crianças e adolescentes na web mostram-se crescentes a cada novo caso noticiado pela mídia. Quando o espaço virtual gera um mundo de fantasias, e os pais não estão preparados para orientar meninos e meninas, brincadeiras e diversão transformam-se em armadilhas.


Caxias do Sul- Difícil encontrar sentido na vida quando algo da errado. Seria tão melhor não ter nenhum defeito.


Falar com desenvoltura, esbanjar o cabelo mais liso, olhos claros, lábios mais finos, mais grossos...

Perfeito seria evitar que as pessoas nos conhecessem como somos, mas nos concebessem da maneira que gostaríamos de ser vistos.


Esse tipo de pensamento permeia o universo adolescente, pré-adolescente e ate infantil. A esses impulsivos e imediatistas iniciantes da vida, as facilidades em esconder-se no mundo virtual tomam-se uma armadilha camuflada em meio a tantas novidades.


Sistemas de conversação online, a exemplo do MSN, e de relacionamentos, como o Orkut, São alguns destes divertidos e ao mesmo tempo arriscados instrumentos. E essa realidade de perigo é constante no Brasil. Quando uma adolescente deixa sua casa, atravessa Estados para se encontrar com sua amiga da internet, o mundo real e o virtual se conectam em forma de ameaça as famílias. Até que ponto a educação de pai para filho e suficiente diante das portas que se abrem a cada dia com novas tecnologias?

O caso recente noticiado na imprensa nacional da garota paulista de 15 anos que foi encontrar na vida real sua parceira virtual em Bento Gonçalves impressiona pela determinação. A adolescente Giovana Dias Fernandes chegou a percorrer nove quilômetros a pé e pegar carona com caminhoneiros para chegar ao seu destino, na Serra Gaúcha!. Na verdade, não era o encontro com a amiga seu principal objetivo. Ela queria fugir de casa por que tinha medo de ser reprimida pela mãe ao contar á família que perdera o celular.


Diante desse quadro, cabe a pergunta: seriam as ferramentas de conversação e de relacionamento os principais vilões aos adolescentes? Ou a tecnologia apresenta-se apenas como mais uma das diversas válvulas de escape que crianças e adolescentes têm para correr dos problemas?


A resposta dos especialistas aponta para a segunda hipótese. A imersão na internet indica que algo na vida destes adolescentes não vai bem. O frenesi pelo mundo virtual mostra somente a ponta de um problema maior e bastante real.


- 0 uso abusivo começa a caracterizar um tipo de dependência. Entretanto, isso e conseqüência de um desequilíbrio psicológico, uma porta aberta indicando que algo não está correto. São pessoas que tem problemas e precisam de uma válvula de escape - explica o psicó1ogo Cristiano Nabuco de Abreu, 45, coordenador do ambulatório integrado dos transtornos do impulso dos Hospital das Clinicas de São Paulo .


Qualquer um pode ter uma imagem de pessoa feliz e de sucesso com fotos postadas no Orkut de viagens ao Exterior, sorrisos em festas etc. Mas como saber se aquela pessoa, de brincos dourados, jaqueta cuidadosamente rasgada nos ombros e bolsa da moda é realmente assim?


Vivenciar estereótipos, personagens ideais de sucesso e poder, é um recurso recorrente de crianças e adolescentes em sites de relacionamento e ferramentas de conversação na internet.


- Com problemas de auto-estima, o usuário não consegue falar direito, por exemplo, ou se relacionar na vida real. Então, ele se esconde atrás da tela do computador e reformula sua personalidade: Preferir a vida virtual e muito mais prazerosa, pois e um lugar onde não há dificuldades, vergonhas, timidez - relaciona Nabuco.


Mesmo em 2008 e com a internet disseminada desde a década de 1990, o grande dilema em educar os filhos para o convívio social na web reside na falta de experiência e de conhecimento dos pais sobre essas ferramentas tecnológicas.


- A realidade de crianças e adolescentes de hoje e diferente da vivida pelos pais. No recreio ou nas festas, eles não trocam mais o número do telefone, mas o endereço do MSN. Esse e um recurso social dos dias de hoje. Os pais tem dificuldade em mensurar o quanta navegar na internet e saudável. Não e como o álcool, por exemplo - compara o psicólogo.


Contra a dependência - 0 doutor Nabuco coordena um grupo de trabalho pioneiro no Brasil. Ele trata da ressociabilização de dependentes de internet no Hospital de Clinicas de São Paulo.


Atualmente, há dois grupos de 15 pessoas em tratamento. Durante quatro meses e meio, os pacientes são acompanhados por psicólogos e psiquiatras em sessões em grupo, uma vez por semana.

- Ao contrário dos tratamentos de alcoolismo, nos quais o usuário é obrigado a largar o vicio, nos preferimos não proibir o acesso ao computador, mas sim reeducar esse uso. Mesmo porque, em qualquer lugar há internet e seria muito difícil que o paciente conseguisse se controlar - evidenciou.


Expondo seus casos em grupo, os dependentes passam a perceber que não são os únicos a enfrentar os problemas com o vício.


Iremos começar em breve um grupo especifico de adolescentes, também formados por 15 indivíduos - adiantou Nabuco.


Mais

O que é o Orkut

Ferramenta de relacionamentos na Internet, na qual as pessoas criam perfis mostrando suas características pessoais e fotos. Há como procurar por outras pessoas e se cadastrar em assuntos, chamados de comunidades, com os quais o usuário tem afinidade. Os brasileiros são os maiores usuários do Orkut, cerca de 53% do total.

O que é o MSN

O MSN é um apelido para o programa MSN Messenger, da Microsoft. Nele, usuários cadastrados se comunicam, em tempo real, por meio de mensagens.

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Atividade 2 - Gilvania de Almeida

Escola Santa Catarina
Cursista - Gilvania de Almeida

ATIVIDADE 2 - “Do Sonho aos Ares”

Ciência e Tecnologia percorreram, ao longo da história, caminhos a princípio distintos até tornarem-se praticamente indissociáveis e fator central do vertiginoso progresso da humanidade.
Descreve-se a evolução da ciência e tecnologia desde os primórdios da humanidade, sua crescente inter-relação, até chegarem a fazer parte das preocupações políticas e estratégicas das nações modernas.

O cidadão comum do mundo atual, ainda que mediamente educado, tem incorporado à sua cultura a noção que a geração das modernas tecnologias depende crescentemente de conhecimentos científicos. Alguns chegam ao exagero de acreditar que tecnologia seja o termo usado para exprimir ciência aplicada, o que na realidade não é o correto, pois muitas tecnologias de sucesso ainda são geradas pelo empirismo e pela intuição.
Na realidade, ao longo da história da humanidade, a ciência e a tecnologia percorreram caminhos durante muito tempo distintos, até tornarem-se praticamente indissociáveis e fator central do progresso.
Segundo Kneller , "longe de ser predestinada, a ciência moderna parece ter surgido, na Europa, em virtude de uma combinação de condições históricas. A Renascença, por exemplo, promoveu o individualismo e o interesse por este mundo em vez do próximo. A Reforma e a Contra-Reforma debilitaram a autoridade da religião institucional e reduziram a oposição religiosa aos empreendimentos seculares. O capitalismo criou uma classe dotada de grande apetite por novos conhecimentos, de simpatia pela experimentação e de uma robusta crença na exploração da natureza. As viagens de descobertas dilataram o mundo conhecido e revelaram uma profusão de novos fenômenos. A noção de um legislador divino tornou a Ciência autoconfiante e respeitável, e o legado da astronomia ptolomaica e da matemática árabe forneceu os instrumentos conceituais para um avanço importante e decisivo. Uma tradição nativa de experimentação foi iniciada com os artesãos e alquimistas da Idade Média, e ampliada depois pelas guerras do século XVI, as quais estimularam os homens instruídos a dominar as tecnologias da artilharia e fortificação. A diversidade da Europa,

com seus numerosos povos, línguas e tradições, significou que um clima desfavorável à Ciência num país podia ser contrabalançado por um clima propício em outros países".
A estas condições históricas, deve-se acrescentar outra de suma importância, que foi o surgimento da imprensa no século XV. O invento de Guttemberg, associado à disponibilidade de papel, propiciou a difusão dos conhecimentos em escala sem precedentes.
Pode-se considerar que o embrião da Revolução Científica está na Renascença italiana. A posição da igreja, porém, inibiu naquela região a evolução da ciência, gerando inclusive o "affaire" Galileu. Como resultado, o centro de gravidade do movimento localizou-se na Inglaterra, transferindo-se, posteriormente, já no final do século XVIII, para a França.
Com o extraordinário aumento do campo do conhecimento científico, este foi sendo subdividido, compartimentado, para aprofundamento especializado. Em consequência, os cientistas progrediram no sentido de entender cada vez mais de áreas mais restritas. Acontece, porém, que a natureza não é compartimentada; ao contrário, é complexa e exige, via de regra, um espectro contínuo de conhecimentos para sua compreensão. Como resultado, o avanço do conhecimento científico e as aplicações tecnológicas deste, exigirão, um profissional multidisciplinar, além de equipes envolvendo ampla gama de competências e habilidades .

Em suma, a ciência e a tecnologia, aproximam as pessoas, em um curto espaço de tempo, você conhece o mundo. O filme mostra que a tecnologia nos dá “asas” , nos liberta, mostra um mundo sem limites. A idéia brilhante de um homem, com a ajuda da tecnologia, pode afetar a vida de todos.
A tecnologia está presente na minha vida, no trabalho, me ajudando com pesquisas , para conversar com meus amigos e familiares. A tecnologia veio para agilizar e facilitar a minha vida.