Nome: Elisete Denise Siben
Escola: Santa Catarina
Atividade 3 – Navegando na internet
PROJETO INTERDISCIPLINAR SOBRE A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE NAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA, FÍSICA E BIOLOGIA NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA.
Na disciplina de Física os alunos construirão uma matriz energética. Na disciplina de Matemática eles construirão uma planta baixa de uma casa ecologicamente correta. E para auxiliar no material utilizado na construção dessa casa a disciplina de Biologia se fará presente. O laboratório de informática educativa auxiliara na pesquisa aos sites, na confecção do trabalho em um todo.
Foram escolhidas essas três disciplinas da terceira série do ensino médio, porque o conteúdo a ser trabalhado com esses alunos no decorrer do ano letivo, em Física é energia, em Matemática é geometria plana, geometria espacial (poliedros, corpos redondos), geometria analítica e estudo da circunferência e em Biologia é meio ambiente. Isso tudo com o auxilio da tecnologia que temos disponível.
PESQUISA NOS SITES SUGERIDO
Antes de iniciar o seu trabalho acesse todo esses sites e outros que você encontrar sobre o assunto, e faça uma síntese disso, digitando-a no write.
http://www4.prossiga.br/lopes/prodcien/fisicanaescola/cap12-1.htm
http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-fontes-alternativas-de-energia/index.php
http://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/fontes_energia.htm
http://www.geocities.com/capecanaveral/5534/homepage.htm
ROTEIRO PARA CONSTRUIR UMA MATRIZ ENERGÉTICA.
OBJETIVO:
Investigar o consumo dos diferentes energéticos utilizados no setor residencial.
Compor a matriz energética utilizando como unidade o TEPs (tonelada equivalente de petróleo).
Conhecer as diferentes formas de energias.
Contribuir com o meio ambiente.
METODOLOGIA:
1. Universo de pesquisa: alunos do terceiro ano do ensino médio da escola Santa Catarina, cada turma terá a sua matriz energética.
2. O intervalo de tempo para quantificar o uso dos energéticos será nos meses de junho, julho e agosto de 2008.
3. O questionário aplicado na residência de cada aluno será o seguinte:
MATRIZ ENERGÉTICA
1)N° de pessoas na família:_______________________________
2)Tipo de residência: ( )apartamento ( )casa
3)Cidade:__________________________
4)Bairro:__________________________
5)A residência possui coletor solar, sistema de serpentina, outros?Há quanto tempo?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
6)Qual a quantidade de lenha consumida por mês? Especifique se é em metros ou cestas.
Junho | Julho | Agosto |
|
|
|
|
|
|
7)Onde a lenha é consumida? Fogão, lareira, churrasqueira, serpentina, outro, qual?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
8)A lenha é comprada, produção própria ou juntada?
___________________________________________________________________
9) Qual a quantia de carvão vegetal em Kg consumida nos meses de:
Junho | Julho | Agosto |
|
|
|
|
|
|
10)Onde o carvão é consumido? Fogão, lareira, churrasqueira, serpentina, outro, qual?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
11) Qual a quantia de gás consumida nos meses de:
Junho | Julho | Agosto |
|
|
|
|
|
|
12)Onde o gás é consumido? Fogão, lareira, churrasqueira, serpentina, outro, qual?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
13)Qual a quantia de veículos na família?
___________________________________________________________________
14)Qual a quantia de litros consumidos por mês para cada tipo de combustível?
Junho | Julho | Agosto |
|
|
|
|
|
|
15)Quantos Kwh foram consumidos por mês?
Junho | Julho | Agosto |
|
|
|
|
|
|
Após concluída a pesquisa, os alunos (cada um na sua turma) irão entregar o questionário devidamente preenchido no writer a um aluno que ficará responsável por somar todos os valores obtidos em uma única tabela do writer, e com isso obter o gráfico que esse dados gerarão. O gráfico será analisado na turma, e com isso os alunos tirarão suas conclusões sobre o consumo da energia em suas casas. Com isso, todos juntos poderão responder as perguntas:
a) De que forma podemos reduzir o consumo que se destacou na turma?
b) No que ele afeta no meio ambiente?
c) Formas para preservar o meio ambiente.
Essas perguntas devem ser respondidas no mesmo programa do writer só que em uma nova página com o título Análise dos resultados da matriz energética da turma.
CONSTRUÇÃO DA PLANTA BAIXA DE UMA CASA ECOLOGICAMENTE CORRETA.
OBJETIVO:
Utilizar os resultados obtidos na conclusão da matriz energética.
Criar uma casa utilizando conceitos das aulas de Matemática sobre figuras e medidas.
Contribuir com o meio ambiente através dos materiais escolhidos para a construção da casa.
METODOLOGIA:
Com a consciência dos resultados obtidos na matriz energética e com os vários conhecimentos que os alunos já possuem, eles terão que criar, com o auxilio das ferramentas do write, uma casa que auxilie na preservação do nosso meio ambiente. Todos os detalhes devem ser analisados, para isso você deve fazer uma lista dos materiais e o porquê está utilizando-o, como por exemplo, quais os tipos de energias que terá na casa (construindo a forma de energia alternativa para substituir a que teve o maior consumo nos questionários da turma), espécie de árvores a serem colocadas no jardim, medidas das partes da casa, objetos que teriam nessa casa, entre outras, por isso antes de começar a construir a planta dessa casa, os alunos juntamente com o professor de Biologia devem fazer uma pesquisa sobre os materiais recicláveis existentes para se construir uma casa ecologicamente correta e um ambiente agradável para se viver. Essa pesquisa deve ser digitada no write ao lado da planta baixa.
Ao término desse trabalho esperamos que os alunos tenham uma consciência sobre o ambiente onde vivem, o que pode ser feito para melhorar nossa qualidade de vida e contribuir com o meio ambiente, pois ao longo de todo o trabalho eles puderam analisar, dar sua opinião e tentar criar um espaço diferente, sem alterar e sem prejudicar o meio em que vivem.
Investigando o consumo dos diferentes energéticos utilizados no setor residencial, os alunos podem a partir desta, pesquisa avaliar o que pode ser feito para que o consumo de alguns energéticos diminua e assim criar um espaço melhor para todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário