ESCOLA DE ENSINO MÉDIO SANTA CATARINA
NOME: VÉRA MARIA CANALI DALLA SANTA
ATIVIDADE 2
O filme “Do sonho aos ares” ilustra algumas das etapas que Santos Dumont passou até conseguir projetar e produzir um meio de transporte capaz de voar. Essa história mostra o processo de criação, execução, análise e melhoramentos de inventos que tinham por objetivo a concretização de um grande sonho: voar.
O vídeo assistido fazia uma homenagem ao centenário comemorativo ao primeiro vôo (1906-2006). A criação do avião pode ser considerada um invento recente - que segue em vias de aperfeiçoamento – que, dada a sua importância, modificou o rumo evolutivo da humanidade. A partir desse grande invento, muitas áreas científicas evoluíram a passos largos.
O caso da informática não é muito dessemelhante. Um diferencial é que as descobertas feitas logo ganharam múltiplas aplicações e muito do que era ficção, passou a ser realidade em tempos atuais. A evolução do ábaco ao PC pode ter levado tempo; porém a disseminação dos PCs e a criação e difusão da Internet ocorreram de forma muito veloz. A informática e o avião são eventos que, dado o grau de importância, podem ser considerados marcos na História, podendo ser realizadas comparações sobre a forma de vida tida antes e depois da divulgação desses inventos. Graças à evolução da informática, vive-se na chamada sociedade da informação.
Tal qual o avião, a informática foi um invento que veio para ficar. É impossível pensar o dia-a-dia dissociado de atividades que utilizem a informática. Atender o celular, responder e-mails, saber notícias de todo o mundo em tempo real, conhecer museus de outras localidades virtualmente, esclarecer dúvidas com pessoas que não se conhece, realizar pesquisas variadas, interagir com pessoas de todo o mundo, são exemplos de atividades corriqueiras.
O ambiente escolar deve levar em conta o contexto em que está inserido. Neste aspecto, as metodologias de ensino-aprendizagem também se modificam. Se, antigamente, o professor era considerado a fonte do saber, hoje, é necessário convencer-se de que a informação facilmente disponibilizada nos meios de comunicação é muito maior do que aquela do professor. Faz-se necessário, então, pensar em práticas educacionais que partam desse pressuposto e que, levando em conta a realidade do aluno e da escola, contribuam para o desenvolvimento integral do indivíduo.
Penso que a implantação da informática na escola, além de dar condições de acesso àqueles que não têm, será um meio riquíssimo para serem desenvolvidas atividades em prol da aprendizagem.
Freqüentemente, ao preparar minhas aulas, realizo consultas na Internet, que contribuem tanto para o aprimoramento do meu crescimento quanto para o dos meus alunos. Há alunos que têm acesso aos mesmos meios e que enriquecem as aulas, trazendo muitas vezes complementações dos temas tratados e, também, propondo novas abordagens. Utilizo, também, softwares para organizar atividades pedagógicas em meio impresso, fazer cartões em datas especiais, enviar e receber e-mails relativos ao meio educacional, calcular médias trimestrais.
Nas minhas atividades cotidianas, utilizo muito a Internet para realizar pesquisas, realizar pagamentos e conferir extratos, enviar e receber e-mails, conversar com parentes que não residem na mesma cidade onde moro, comprar, consultar receitas culinárias, ouvir músicas, assistir a filmes e clipes musicais, consultar dicionários, entre outras.