Futuro !!!

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

ESCOLA DE ENSINO MÉDIO SANTA CATARINA

NOME: VÉRA MARIA CANALI DALLA SANTA

ATIVIDADE 2

O filme “Do sonho aos ares” ilustra algumas das etapas que Santos Dumont passou até conseguir projetar e produzir um meio de transporte capaz de voar. Essa história mostra o processo de criação, execução, análise e melhoramentos de inventos que tinham por objetivo a concretização de um grande sonho: voar.

O vídeo assistido fazia uma homenagem ao centenário comemorativo ao primeiro vôo (1906-2006). A criação do avião pode ser considerada um invento recente - que segue em vias de aperfeiçoamento – que, dada a sua importância, modificou o rumo evolutivo da humanidade. A partir desse grande invento, muitas áreas científicas evoluíram a passos largos.

O caso da informática não é muito dessemelhante. Um diferencial é que as descobertas feitas logo ganharam múltiplas aplicações e muito do que era ficção, passou a ser realidade em tempos atuais. A evolução do ábaco ao PC pode ter levado tempo; porém a disseminação dos PCs e a criação e difusão da Internet ocorreram de forma muito veloz. A informática e o avião são eventos que, dado o grau de importância, podem ser considerados marcos na História, podendo ser realizadas comparações sobre a forma de vida tida antes e depois da divulgação desses inventos. Graças à evolução da informática, vive-se na chamada sociedade da informação.

Tal qual o avião, a informática foi um invento que veio para ficar. É impossível pensar o dia-a-dia dissociado de atividades que utilizem a informática. Atender o celular, responder e-mails, saber notícias de todo o mundo em tempo real, conhecer museus de outras localidades virtualmente, esclarecer dúvidas com pessoas que não se conhece, realizar pesquisas variadas, interagir com pessoas de todo o mundo, são exemplos de atividades corriqueiras.

O ambiente escolar deve levar em conta o contexto em que está inserido. Neste aspecto, as metodologias de ensino-aprendizagem também se modificam. Se, antigamente, o professor era considerado a fonte do saber, hoje, é necessário convencer-se de que a informação facilmente disponibilizada nos meios de comunicação é muito maior do que aquela do professor. Faz-se necessário, então, pensar em práticas educacionais que partam desse pressuposto e que, levando em conta a realidade do aluno e da escola, contribuam para o desenvolvimento integral do indivíduo.

Penso que a implantação da informática na escola, além de dar condições de acesso àqueles que não têm, será um meio riquíssimo para serem desenvolvidas atividades em prol da aprendizagem.

Freqüentemente, ao preparar minhas aulas, realizo consultas na Internet, que contribuem tanto para o aprimoramento do meu crescimento quanto para o dos meus alunos. Há alunos que têm acesso aos mesmos meios e que enriquecem as aulas, trazendo muitas vezes complementações dos temas tratados e, também, propondo novas abordagens. Utilizo, também, softwares para organizar atividades pedagógicas em meio impresso, fazer cartões em datas especiais, enviar e receber e-mails relativos ao meio educacional, calcular médias trimestrais.

Nas minhas atividades cotidianas, utilizo muito a Internet para realizar pesquisas, realizar pagamentos e conferir extratos, enviar e receber e-mails, conversar com parentes que não residem na mesma cidade onde moro, comprar, consultar receitas culinárias, ouvir músicas, assistir a filmes e clipes musicais, consultar dicionários, entre outras.

ESCOLA DE ENSINO MÉDIO SANTA CATARINA

NOME: VÉRA MARIA CANALI DALLA SANTA

ATIVIDADE 3

TEMA ESCOLHIDO: Animais

LISTA DE ENDEREÇOS VIRTUAIS:

  1. http://recreionline.abril.com.br/fique_dentro/

  2. http://www.canalkids.com.br/meioambiente/mundodosanimais/index.htm

  3. http://www.bussolaescolar.com.br/animais.htm

ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA:

Após trabalhado em sala de aula o conceito de ambiente/habitat (aquático e terrestre) e listados animais que fazem parte em cada um deles, partir-se-á para a busca de maiores informações sobre esses animais citados.

Para tanto, cada aluno ou dupla receberá o nome de um animal (pode ser feito sorteio). No Laboratório de Informática Educativa, irão consultar um dos sites da listagem e completar a ficha de identificação do animal, que será montada no programa Writer.

Ficha de Identificação:

Animal:

(nome do animal indicado/sorteado)

Ambiente:

(aquático/terrestre – características)

Corpo:

(características do corpo: pêlos/pele, patas, altura, cores...)

Alimentação:

(alimentos que ingere)

Curiosidades:

(informações interessantes sobre o animal)

Imagens:

(cerca de 3 imagens diferentes do animal)


Após serem completadas as fichas, os alunos irão apresentar para os demais colegas o trabalho realizado.

A ênfase neste trabalho está no desenvolvimentos de habilidades como ler, compreender, pesquisar, sintetizar e selecionar informações.



ESCOLA DE ENSINO MÉDIO SANTA CATARINA

NOME: VÉRA MARIA CANALI DALLA SANTA

ATIVIDADE 4 - WRITER

PERIGO NA REDE

É impossível ir contra o fato de que as relações sociais criaram formas de se estabelecer pelos canais de tecnologia, ao longo das duas últimas décadas. Mas será que a sociedade está preparada para educar os filhos da Internet? Os perigos do convívio de crianças e adolescentes na web mostram-se crescentes a cada novo caso noticiado pela mídia. Quando o espaço virtual gera um mundo de fantasias, e os pais não estão preparados para orientar meninos e meninas, brincadeiras e diversão transformam-se em armadilhas.

Caxias do Sul – Difícil encontrar sentido na vida quando algo dá errado. Seria tão melhor não ter nenhum defeito.

Falar com desenvoltura, esbanjar o cabelo mais liso, olhos claros, lábios mais finos, mais grossos... Perfeito seria evitar que as pessoas nos conhecessem como somos, mas nos concebessem da maneira que gostaríamos de ser vistos.

Esse tipo de pensamento permeia o universo adolescente, pré-adolescente e até infantil. A esses impulsos imediatistas iniciantes da vida, as facilidades em esconder-se no mundo virtual tornam-se uma armadilha camuflada em meio a tantas novidades.

Sistemas de conversação online, a exemplo do MSN, e de relacionamentos, como o Orkut, são alguns destes divertidos e ao mesmo tempo arriscados instrumentos. E essa realidade de perigo é constante no Brasil. Quando uma adolescente deixa sua casa, atravessa Estados para se encontrar com sua amiga da Internet, o mundo real e o virtual se conectam em forma de ameaça às famílias. Até que ponto a educação de pai para filho é suficiente diante das portas que se abrem a cada dia com novas tecnologias?

O caso recente noticiado na imprensa nacional de garota paulista de l5 anos que foi encontrar na vida real sua parceira virtual em Bento Gonçalves impressiona pela determinação. A adolescente Giovana Dias Fernandes chegou a percorrer nove quilômetros a pé e pegar carona com caminhoneiros para chegar ao seu destino, na Serra Gaúcha. Na verdade, não era o encontro com a amiga seu principal objetivo. Ela queria fugir de casa por que tinha medo de ser reprimida pela mãe ao contar à família que perdera o celular.

Diante desse quadro, cabe a pergunta: seriam as ferramentas de conversação e de relacionamento os principais vilões aos adolescentes? Ou a tecnologia apresenta-se apenas como mais uma das diversas válvulas de escape que crianças e adolescentes têm para correr dos problemas?

A resposta dos especialistas aponta para a segunda hipótese. A imersão na Internet indica que algo na vida destes adolescentes não vai bem. O frenesi pelo mundo virtual mostra somente a ponta de um problema maior e bastante real.

- O uso abusivo começa a caracterizar um tipo de dependência. Entretanto, isso é consequência de um desequilíbrio psicológico, uma porta aberta indicando que algo não está correto. São pessoas que têm problemas e precisam de uma válvula de escape - explica o psicólogo Cristiano Nabuco de Abreu, 45, coordenador do ambulatório integrado dos transtornos do impulso do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Qualquer um pode ter uma imagem de pessoa feliz e de sucesso com fotos postadas no Orkut de viagens ao Exterior, sorrisos em festas etc. Mas como saber se aquela pessoa, de brincos dourados, jaqueta cuidadosamente rasgada nos ombros e bolsa da moda é realmente assim?

Vivenciar esteriótipos, personagens ideais de sucesso e poder, é um recurso recorrente de crianças e adolescentes em sites de relacionamento e ferramentas de conversação na Internet.

- Com problemas de auto-estima, o usuário não consegue falar direito, por exemplo, ou se relacionar na vida real. Então, ele se esconde atrás da tela do computador e reformula sua personalidade. Preferir a vida virtual é muito mais prazeroso, pois é um lugar onde não há dificuldades, vergonhas, timidez – relaciona Nabuco.


Mesmo em 2008 e com a Internet disseminada desde a década de l990, o grande dilema em educar os filhos para o convívio social na web reside na falta de experiência e de conhecimento dos pais sobre essas ferramentas tecnológicas.

- A realidade de crianças e adolescentes de hoje é diferente da vivida pelos pais. No recreio ou nas festas, eles não trocam mais o número do telefone, mas o endereço do MSN. Esse é um recurso social dos dias de hoje. Os pais têm dificuldade em mensurar o quanto navegar na Internet é saudável. Não é como o álcool, por exemplo – compara o psicológo.

Contra a dependência – O doutor Nabuco coordena um grupo de trabalho pioneiro no Brasil. Ele trata da ressociabilização de psicólogos e psiquiatras em sessões em grupo, uma vez por semana.

Atualmente, há dois grupos de l5 pessoas em tratamento. Durante quatro meses e meio, os pacientes são acompanhados por psicológos e psiquiatras em sessões em grupo, uma vez por semana.

Ao contrário dos tratamentos de alcoolismo, nos quais o usuário é obrigado a largar o vício, nós preferimos não proibir o acesso ao computador, mas sim reeducar esse uso. Mesmo porque, em qualquer lugar há internet e seria muito difícil que o paciente conseguisse se controlar – evidenciou.

Expondo seus casos em grupo, os dependentes passam a perceber que não são os únicos a enfrentar os problemas com o vício.

- Iremos começar em breve um grupo específico de adolescentes, também formado por l5 indivíduos – adiantou Nabuco.

Mais

O que é o Orkut?

Ferramenta de relacionamentos na Internet, na qual as pessoas criam perfis mostrando suas características pessoais e fotos. Há como procurar por outras pessoas e se cadastrar em assuntos, chamados de comunidades, com os quais o usuário tem afinidade. Os brasileiros são os maiores usuários do Orkut, cerca de 53% do total.

O que é o MSN

O MSN é um apelido para o programa MSN, da Microsoft. Nele, usuários cadastrados se comunicam, em tempo real, por meio de mensagens.

Veradallaslides1
View SlideShare presentation or Upload your own.
Veradallaslides22
View SlideShare presentation or Upload your own.
Veradallaslides3
View SlideShare presentation or Upload your own.
Veradallaslides44
View SlideShare presentation or Upload your own.
Veradallaslides55
View SlideShare presentation or Upload your own.
Veradallaslides66
View SlideShare presentation or Upload your own.

ESCOLA DE ENSINO MÉDIO SANTA CATARINA

NOME: VÉRA MARIA CANALI DALLA SANTA

ATIVIDADE 6

No Tux Paint, as crianças irão utilizar carimbos e outras ferramentas para retratar um dos animais trabalhados em sala de aula, demonstrando conhecimento das características físicas, do ambiente em que vive e de peculiaridades.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Marta Signori Dall' Agnol

Atividade 2

Os sonhos

Santos Dumont foi um gênio ao inventar o avião. Era seu sonho voar. Conseguiu voar pela primeira vez com seu próprio balão voador. Persistindo foi aperfeiçoando seus cálculos ate chegar ao 14 BIS. Seu trabalho foi o início de uma era tecnológica, que com o tempo e inteligência foi sendo aperfeiçoado por cientistas que em seguida voariam. hoje é um meio de transporte indispensável a globalização. Assim como o avião é indispensável, o computador é essencial.

A exemplo de Santos Dumont o criador do computador provavelmente, queria realizar alguns sonhos dentro de si. Criou e provocou uma revolução para a humanidade. Surgiu assim junto do computador uma nova ciências,a Informática. Ela abriu e continuará abrindo no vos horizontes para o homem. A capacidade de comunicação e informação que ela proporciona transforma as pessoas. Ela traz novo modo de pensar e agir.

Eu como educadora sinto necessidade de acesso a informática para me aperfeiçoar

, a fim de, buscar novas informações para acompanhar a evolução das idéias do homem. É dessas informações que meus alunos precisam para se sentirem cativados,, obtendo uma maior aprendizagem e desenvolvimento do pensamento lógico e cognitivo. Através do computador e da internet adquiro uma maior interatividade para meu plano de aula em todas as disciplinas curriculares. O profissional bem sucedido necessita de informações atualizadas.

A iternet pode também trazer entretenimento e lazer.

Varias vezes senti necessidades de acessar a internet para pesquisar algo que me ajudasse em trabalhos do curso da faculdade, e até mesmo para procurar para as aulas de Currículo por Atividades a área em que eu trabalho.

Hoje eu me sinto muito realizada por ter esta oportunidade, pois vale apena ter este meio de comunicação.


Diogo5
View SlideShare presentation or Upload your own.
Diogo55
View SlideShare presentation or Upload your own.
Diogo555
View SlideShare presentation or Upload your own.

Escola Estadual Santa Catarina

Curso Linux - Atividade 2

Nome: Diogo Cecconello

A informática transformadora de nossas vidas

Existem coisas e fatos que afetam e transformam a vida dos seres humanos. Pode-se dizer que são marcos históricos que ao longo do tempo vão deixando legados da evolução humana que não pára. A informática, sem dúvida, é uma ciência que está marcando a história da vida humana no planeta. Bem na verdade, ela surge diante da necessidade de um novo processo de comunicação e acessibilidade, baseada na tecnologia que diretamente está ligada a sociedade e cultura.


O que se tem no século XXI, se tem, pois antes foi descoberto, após adaptado num processo de ascensão sem precedentes e está sendo usado para o bem e para o mal da sociedade, quem opta somos nós seres humanos. Assim é a tecnologia, com uma base científica, usando meios físicos, químicos e biológicos, praticamente todos os produtos, desde um simples alimento, até um novo equipamento automotivo, por exemplo, estão ligados a este termo: tecnologia.


Mas o que é tecnologia? Qual das tecnologias mais cresceu nos últimos tempos? Perguntas fáceis de responder para um bom observador: tecnologia são produtos e serviços com base de pesquisa, inventados, adaptados e readaptados. A tecnologia que mais cresceu nos últimos tempos, foi a informática.

A informática vem sendo importantíssima na vida pessoal e profissional das pessoas. Quem nunca sentiu necessidade ou curiosidade de acessar, ou verificar como funciona a internet? Acredita-se que a pessoa que não tem sabedoria para trabalhar com informática é uma pessoa ultrapassada que não está nos parâmetros corretos desta nova tecnologia.

Ela pode e deve mudar a vida das pessoas, por exemplo, na educação. Neste meio professor, alunos, pesquisadores, coordenadores, equipes diretivas e profissionais ligados a área devem, ou se não passaram deverão capacitar-se para a utilização da informática como metodologia obrigatória nos parâmetros de ensino. Esta passagem do não saber informática, para o saber trabalhar regularmente, minimamente, aborda um processo de evolução de conhecimento que em geral se torna pragmático às pessoas que nunca viram um processador, um CPU, ou que nunca digitaram num teclado!

A internet é um ramo dentro da informática que revolucionou os meios de comunicação, sem sombra de dúvidas ela traz junto a si uma capacidade de interligação de povos, etnias, raças, no entanto ela facilita também a comunicação dentro de um pequeno ambiente, como, por exemplo, a escola.

Comparando a informática com outras descobertas, até mesmo a descoberta do avião por Santos Dumont em 1906 que foi um marco da história, e é usado para o malefício da sociedade, como guerras, a informática também tem os seus lados bons e ruins. Basta administrá-la, e isso depende do operador. Admita-se que essa tecnologia que surgiu, evoluiu e está evoluindo precisa ser acompanhada pelas pessoas, senão não seremos transformados e nos ajudado a permanecer no ritmo do planeta, ou senão evoluindo, como o planeta está evoluindo

Portanto, relacionado às vidas das pessoas que na década de 80 do século das descobertas, o século XX, não tinham, em sua maioria acesso a qualquer meio informatizado, repentinamente devem se socializar com esta nova tecnologia e com certeza incorporá-la ás suas vidas, transformando-as e dando subsídio às práticas, principalmente a educação e a pesquisa científica.

Escola Estadual Santa Catarina

Curso Linux - Atividade 3

Nome: Diogo Cecconello

Plano de aula:

Objetivo:

* Fazer um painel em cartolina ou material alternativo de fotos de moluscos usando alguns sites de imagens desses animais.

* Descrever as principais características dos moluscos.

* Expor o painel nos murais da escola.


Cronograma:

2 Horas/aula.


Metodologia:

Pesquisa eletrônica nos sites citados abaixo em duplas e criação de um painel em cartolina ou material alternativo sobre moluscos.

www.colegioweb.com.br

www.cienciashoje.blogspot.com

www.drm.rj.gov.br

www.fiocruz.br

www.animalshow.hpg.ig.com.br/molusco.htm;

www.todabiologia.com.br

Avaliação:

Realização do painel com clareza, objetividade e criatividade.


Perigo na rede

Escola Estadual Santa Catarina

Curso Linux - Atividade 4

Nome: Diogo Cecconello

Perigo na rede

É impossível ir contra o fato de que as relações sociais criaram formas de se estabelecer pelos canais de tecnologia, ao longo das duas últimas décadas. Mas será que a sociedade está preparada para educar os filhos da internet? Os perigos do convívio de criança e adolescentes na web mostram-se crescentes a cada novo caso noticiado pela mídia. Quando o espmapa conceituaaço virtual gera um mundo de fantasias, e os pais não estão preparados para orientar meninos e meninas, brincadeiras e diversão transformam-se em armadilhas.

Caxias do Sul – Difícil encontrar sentido na vida quando algo dá errado. Seria tão melhor não ter nenhum defeito.

Falar com desenvoltura, esbanjar o cabelo mais liso, olhos claros, lábios mais finos, mais grossos... Perfeito seria evitar que as pessoas nos conhecessem como somos, mas nos concebessem da maneira que gostaríamos de ser vistos.

Esse tipo de pensamento permeia o universo adolescente, pré-adolescente e até infantil. A esses impulsivos e imediatistas iniciantes da vida, as facilidades em esconder-se no mundo virtual tornam-se uma armadilha camuflada em meio a tantas novidades.

Sistemas de conversão online, a exemplo do MSN, e de relacionamentos, como o orkut, são alguns destes divertidos e ao mesmo tempo arriscados instrumentos. E essa realidade de perigo é constante no Brasil. Quando uma adolescente deixa a sua casa, atravessa estados para se encontrar com sua amiga da internet, o mundo real e o virtual se conectam em forma de ameaça às famílias. Até que ponto a educação de pai para filho é suficiente diante das portas que se abrem a cada dia com as novas tecnologias?

O caso recente noticiado na imprensa nacional da garota paulista de 15 anos que foi encontrar na vida real sua parceira virtual em Bento Gonçalves impressiona pela determinação. A adolescente Giovana Dias Fernandes chegou a percorrer nove quilômetros a pé e pegar carona com caminhoneiros para chegar ao seu destino, na Serra Gaúcha. Na verdade, não era o encontro com a amiga seu principal objetivo. Ela queria fugir de casa por que tinha medo de ser reprimida pela mãe ao contar à família que perdera o celular.

Diante desse quadro, cabe a pergunta: seriam as ferramentas de conversão e de relacionamentos os principais vilões aos adolescentes? Ou a tecnologia apresenta-se apenas como mais uma das diversas válvulas de escape que as crianças e adolescentes têm para correr dos problemas?

A resposta dos especialistas aponta para a segunda hipótese. A imersão na internet indica que algo na vida destes adolescentes não vai bem. O frenesi pelo mundo virtual mostra somente a ponta de um problema maior e bastante real.

- O uso abusivo começa a caracterizar um tipo de dependência. Entretanto, isso é conseqüência de um desequilíbrio psicológico, uma ponta aberta indicando que algo não está correto. São pessoas que têm problemas e precisam de uma válvula de escape – explica o psicólogo Cristiano Nabuco de Abreu, 45, coordenador do ambulatório integrado do impulso do hospital das clínicas de São Paulo.

Qualquer um pode ter uma imagem de pessoa feliz e de sucesso com fotos postadas no Orkut de viagens ao exterior, sorrisos em festas etc. Mas como saber se aquela pessoas, de brincos dourados, jaqueta cuidadosamente rasgada nos ombros e bolsa da moda é realmente assim?

Vivenciar estereótipos, personagens ideais de sucesso e poder, é um recurso recorrente de crianças e adolescentes em sites de relacionamento e ferramentas de conversação na internet.

- Com problemas de auto-estima, o usuário não consegue falar direito, por exemplo, ou se relacionar na vida real. Então, ele se esconde atrás da tela do computador e eformula sua personalidade. Preferir a vida virtual é muito mais prazeroso, pois é um lugar onde não há dificuldades, vergonhas, timidez – relaciona Nabuco.

Mesmo em 2008 e com a internet disseminada desde a década de 1990, o grande dilema em educar os filhos para o convívio social na web reside na falta de experiência e de conhecimento dos pais sobre essas ferramentas tecnológicas.

- A realidade de crianças e adolescentes de hoje é diferente da vivida pelos pais. No recreio ou nas festas, eles não trocam mais o número do telefone, mas o endereço do MSN. Esse é um recurso social dos dias de hoje. Os pais têm dificuldade em mensurar o quanto navegar na internet é saudável. Não é como o álcool, por exemplo – compara o psicólogo.

mapa conceituaContra a dependência – O doutor Nabuco coordena um grupo de trabalho pioneiro no Brasil. Ele trata da ressociabilização de dependentes de internet no Hospital de Clínicas de São Paulo.

Atualmente, há dois grupos de 15 pessoas em tratamento. Durante quatro meses e meio, os pacientes são acompanhados por psicólogos e psiquiatras em sessões em grupo, uma vez por semana.

- Ao contrário dos tratamentos de alcoolismo, nos quais o usuário é obrigado a largar o vício, nós preferimos não proibir o acesso ao computador, mas sim reeducar esse uso. Mesmo porque em qualquer lugar há internet e seria muito difícil que o paciente conseguisse se controlar – evidenciou.

Expondo seus casos em grupo, os dependentes passam a perceber que não são os únicos a enfrentar os problemas com o vício.

- Iremos começar em breve um grupo específico de adolescentes, também formado por 15 indivíduos – adiantou Nabuco.

Mas

O que é Orkut?

Ferramenta de relacionamento na internet, na qual as pessoas criam perfis mostrando suas características pessoais e fotos. Há como procurar pessoas e se cadastrarem assuntos, chamados de comunidades, com os quais o usuário tem afinidade. Os brasileiros são os maiores usuários do Orkut, cerca de 53% do total.

O que é o MSN?

O MSN é um apelido para o programa MSN Messeger, da Microsoft. Nele, usuários cadastrados se comunicam, em tempo real, por meio de mensagens.


Você escolhe o seu Pôr do Sol...


Escola Estadual de Ensino Médio Santa Catarina

Atividade 6 – Curso Linux

Nome: Diogo Cecconello


Estratégia pedagógica

Objetivos:

  • Listar alguns animais separando-os por grupos;

  • Organizar um desenho detalhando o ambiente de alguns desses animais.

Cronograma:

  • 1 hora/aula.


Metodologia:

  • Trabalho orientado usando o programa Tux paint.


Avaliação:

  • Os alunos deverão agrupar os animais característicos e ambientar os locais onde essas animais vivem.







Nome: Paula Gabriela Lozano

Atividade 2

Síntese de Idéias

Leonardo da Vinci nunca imaginou que suas descobertas serviriam tanto para o bem da humanidade.

Muitos tiveram sonhos mais poucos conseguiram realiza-los.

Muitos tentaram voar, mas juntando os erros e acertos de várias pessoas, Santos Dumond conseguiu.

Vivemos em uma época onde temos muitas tentativas, erramos muito, mas para chegarmos no fim com a mesma chance de acerto de muitos cientistas.

Precisamos ouvir, observar e ousar, porque a sociedade mudou muito. Antigamente as gerações eram diferentes de 20 em 20 anos, hoje, as gerações mudam a cada 5 anos.

Os estímulos são mais rápidos, e os alunos nos exigem mais. Por isso temos que pesquisar para conseguir nos comunicar melhor com eles.

As pessoas podem pesquisar em casa, formar-se em casa, até fazer doutorado sozinhas. Mas as informações devem ser alinhavadas.

O adolescente tem muita informação, mas o conhecimento é fragmentado, muitas vezes, eles não sabem o que fazer com esse conhecimento.

A sala de aula tem muita diversidade e devemos aprender com o novo, porque o computador é 100% interativo, isso faz com que nós também sejamos. Devemos trabalhar com as mídias, sites, blogs, produzir notícias, enfim desenvolver a criatividade.uitos cientistas.

Precisamos ouvir, observar e ousar, porque a sociedade mudou muito. Antigamente as gerações eram diferentes de 20 em 20 anos, hoje, as gerações mudam a cada 5 anos.

Os estímulos são mais rápidos, e os alunos nos exigem mais. Por isso temos que pesquisar para conseguir nos comunicar melhor com eles.

As pessoas podem pesquisar em casa, formar-se em casa, até fazer doutorado sozinhas. Mas as informações devem ser alinhavadas.

O adolescente tem muita informação, mas o conhecimento é fragmentado, muitas vezes, eles não sabem o que fazer com esse conhecimento.

Nome: Paula Gabriela Lozano

ATIVIDADE 3

SEMINÁRIO DE BIOLOGIA


Objetivo: Identificar e entender como funciona os diferentes sistemas do corpo humano.

Atividades:

1-A turma será dividida em grupos .

2-Será sorteado um sistema do corpo humano para cada grupo.

3-Na biblioteca será pesquisado sobre o tema.

4-No LIE, os alunos farão à complementação da pesquisa e apresentação através de slides.

Endereços virtuais:

-www.estudeocorpo.hpg.ig.com.br

-www.coladaweb.com.br

-www.edulinks.com.br

-www.bomclick.com.br

-www.corpohumano.com.br

-www.klickeducaçao.com.br










































Nome: Paula Gabriela Lozano

ATIVIDADE 6

Objetivo: Identificar o funcionamento dos diversos órgãos do corpo humano.

Atividade:

Os alunos depois de pesquisar sobre os sistemas do corpo humano ( ver atividade 3 ), devem fazer um desenho do mesmo , com suas partes indicando o nome e a função de cada órgão.





Josialbaslides
View SlideShare presentation or Upload your own.

JOSIALBA R. F. PALUDO

ATIVADADE 2

VÍDEO “Do Sonho Aos Ares”


No vídeo “Do Sonho Aos Ares” é mostrada toda a trajetória de um projeto nascido da vontade de tornar realidade um sonho. Sonho este que foi idealizado, trabalhado e que com muita persistência em busca do objetivo, foi descartando erros e investindo nos acertos para sua realização.

A cada tentativa frustrada, ao invés de desestimular o trabalho na busca do objetivo, servia para o surgimento de novas idéias e para impulsionar o aperfeiçoamento das mesmas para a concretização do sonho,coroado pelo sucesso com a invenção do 14 BIS.

Paralelamente, a tecnologia foi uma aliada importante contribuindo com novas descobertas para mudanças mais precisas e significativas para o desenvolvimento do projeto e que a cada dia, auxiliou cada vez mais o aperfeiçoamento e a modernização da aviação, que também pode contar com a informática nesta evolução tecnológica.

Com a tecnologia, também é cada vez mais rápida a evolução da comunicação, como podemos constatar. Até bem pouco tempo atrás, demorava-se algum tempo para estabelecer comunicação com outros lugares. Hoje, com auxílio da informática e da internet, isso se faz em segundos, agilizando e facilitando a vida de muita gente.

Atualmente a evolução tecnológica se faz presente em praticamente tudo o que fazemos ou vivemos. Numa época, onde isto influencia diretamente na aceleração crescente de descobertas, o desenvolvimento tecnológico, agiliza a atualização de informações e facilita o conhecimento geral, com inovações que trazem muitos benefícios para a humanidade nos mais diversos segmentos.

Por sua vez\,a informática é uma ferramenta importantíssima, pois seus recursos são o suporte para apoiar e auxiliar no registro e busca de informações.

Esta evolução afeta diretamente nossas vidas, pois a cada dia que passa, se torna mais presente na nossa rotina diária, em nossa residência, no trabalho, na sociedade, nas nossas necessidades e nos nossos anseios, tanto na nossa vida pessoal, quanto na profissional.

A informática é uma realidade que estamos vivendo. Na esfera pessoal, em quase todo lugar que vamos, e em grande parte do que utilizamos, a informática está presente. Na esfera profissional, não é diferente. A cada dia nos aparecem desafios e necessidades, impostos pela evolução tecnológica, que nos rodeiam e nos levam a busca de solução que pode ser resolvido com a utilização da informática. Em alguns casos, o uso da informática é quase indispensável, para facilitar e resolver mais rapidamente alguns desafios.

Quando nos inserimos neste contexto, começam a surgir curiosidades e até mesmo necessidade de pesquisar ou atualizar conhecimentos, através da Internet, que é um recurso bastante favorável, pela sua versatilidade, abrangência e universalidade, o que torna mais rápido, fácil e agradável o aprimoramento de conhecimentos.

JOSIALBA PALUDO

ATIVADADE 3

Estratégia pedagógica

Tema - Releitura de Imagens

Objetivos – Proporcionar ao aluno a observação de obras do artísta, desenvolvendo a análise e o conhecimento estético para realizar a atividade artística.

Cronograma -

1 aula para:

  • Pesquisa sobre as obras do artísta

  • Escolha das obras a serem trabalhadas

1 aula: Biografia das obras escolhidas

1 aula: Para montagem dos slides no Impress

Sites:

http://mais-categorias.cta.oquebusque.com.br/jrtvz7s51e/anita+malfatti-/mostrar.html

www.pitoresco.com.br/brasil/anita.html

www.pinturabrasileira.com/artistas.asp?cod=95

http://formasemeios.blogs.sapo.pt/197642.html





Josialba Paludo

ATIVIDADE 4

Perigo na rede

É impossível ir contra o fato de que as relações sociais criaram formas de se estabelecer pelos canais de tecnologia, ao longo das últimas décadas. Mas será que a sociedade está preparada para educar os filhos da internet? Os perigos do convívio de crianças e adolescentes na web mostram-se crescentes a cada novo caso noticiado pela mídia. Quando o espaço virtual gera um mundo de fantasias, e os pais não estão preparados para orientar meninos e meninas, brincadeiras e diversão transformam-se em armadilhas.

Caxias do Sul – Difícil encontrar sentido na vida quando algo dá errado. Seria tão melhor não ter nenhum defeito.

Falar com desenvoltura, esbanjar o cabelo mais liso, olhos claros, lábios mais finos, mais grossos... Perfeito seria evitar que as pessoas nos conhecessem como somos, mas nos concebessem da maneira que gostaríamos de ser vistos.

Esse tipo de pensamento permeia o universo adolescente, pré-adolescente e até infantil. A esses impulsivos e imediatistas iniciantes da vida, as facilidades em esconder-se no mundo virtual tornam-se uma armadilha camuflada em meio a tantas novidades.

Sistemas de conversação online, a exemplo do MSN, e de relacionamentos, como o Orkut, são alguns destes divertidos e ao mesmo tempo arriscados instrumentos. E essa realidade de perigo é constante no Brasil. Quando uma adolescente deixa sua casa, atravessa Estados para se encontrar com sua amiga da internet, o mundo real e o virtual se conectam em forma de ameaça às famílias. Até que ponto a educação de pai para filho é suficiente diante das portas que se abrem a cada dia com novas tecnologias?

O caso recente noticiado na imprensa nacional da garota paulista de 15 anos que foi encontrar na vida real sua parceira virtual em Bento Gonçalves impressiona pela determinação. A adolescente Giovana Dias Fernandes chegou a percorrer nove quilômetros a pé e pegar carona com caminhoneiros para chegar ao seu destino, na Serra Gaúcha. Na verdade, não era o encontro com a amiga seu principal objetivo. Ela queria fugir de casa por que tinha medo de ser reprimida pela mãe ao contar à família que perdera o celular.

Diante desse quadro, cabe a pergunta: seriam as ferramentas de conversação e de relacionamentos os principais vilões aos adolescentes? Ou a tecnologia apresenta-se apenas como mais uma das diversas válvulas de escape que crianças e adolescentes têm para correr dos problemas?

A resposta dos especialistas aponta para a segunda hipótese. A imersão na internet indica que algo na vida destes adolescentes não vai bem. O frenesi pelo mundo virtual mostra somente a ponta de um problema maio e bastante real.

- O uso abusivo começa a caracterizar um tipo de dependência. Entretanto, isso é conseqüência de um desequilíbrio psicológico, uma porta aberta indicando que algo não está correto. São pessoas que têm problemas e precisam de uma válvula de escape – explica o psicólogo Cristiano Nabuco de Abreu, 45, coordenador do ambulatório integrado dos transtornos do impulso do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Qualquer um pode ter uma imagem de pessoa feliz e de sucesso com fotos postadas no Orkut de viagens ao Exterior, sorrisos em festas etc. Mas como saber se aquela pessoa, de brincos dourados, jaqueta cuidadosamente rasgada nos ombros e bolsa da moda é realmente assim?

Vivenciar estereótipos, personagens ideais de sucesso e poder, é um recurso recorrente de crianças e adolescentes em sites de relacionamentos e ferramentas de conversação na internet.

- Com problemas de auto-estima, o usuário não consegue falar direito, por exemplo, ou se relacionar na vida real. Então, ele se esconde atrás da tela do computador e reformula sua personalidade. Preferir a vida virtual é muito mais prazeroso, pois é um lugar onde não há dificuldades, vergonhas, timidez – relaciona Nabuco.

Mesmo em 2008 e com a internet disseminada desde a década de 1990, o grande dilema em educar os filhos para o convívio social na web reside na falta de experiência e de conhecimento dos pais sobre essas ferramentas tecnológicas.

- A realidade de crianças e adolescentes de hoje é diferente da vivida pelos pais. No recreio ou nas festas, eles não trocam mais o número do telefone, mas o endereço do MSN. Esse é um recurso social dos dias de hoje. Os pais têm dificuldade em mensurar o quanto navegar na internet é saudável. Não é como álcool, por exemplo – compara o psicólogo.

Contra a dependência – O doutor Nabuco coordena um grupo de trabalho pioneiro no Brasil. Ele trata da ressociabilização de dependentes de internet no Hospital de Clínicas de São Paulo.

Atualmente, há dois grupos de 15 pessoas em tratamento. Durante quatro meses e meio, os pacientes são acompanhados por psicólogos e psiquiatras em sessões em grupo, uma vez, por semana.

- Ao contrário dos tratamentos de alcoolismo, nos quais o usuário é obrigado a largar o vício, nós preferimos não proibir o acesso ao computador, mas sim reeducar esse uso. Mesmo porque, em qualquer lugar há internet e seria muito difícil que o paciente conseguisse se controlar – evidenciou.

Expondo seus casos em grupo, os dependentes passam a perceber que não são os únicos a enfrentar os problemas com o vício.

- Iremos começar em breve um grupo específico de adolescentes, também formado por 15 indivíduos – adiantou Nabuco.

Mais O que é o Orkut?

Ferramenta de relacionamentos na Internet, na qual as pessoas criam perfis mostrando suas características pessoais e fotos. Há como procurar por outras pessoas e se cadastrar em assuntos, chamados de comunidades, com os quais o usuário te afinidade. Os brasileiros são os maiores usuários do Orkut, cerca de 53% do total.

O que é o MSN?

O MSN é um apelido para o programa MSN Messenger, da Microsoft. Nele, usuários cadastrados se comunica, em tempo real, por meio de mensagens.