sexta-feira, 8 de agosto de 2008
Nome: Elisete Denise Siben
Escola: Santa Catarina
Atividade 6 – Tux Paint
Turma de 2ª série do Ensino Médio
Disciplina de Matemática
Cada aluno deverá montar, no Tux Paint, uma história em quadrinhos sobre o Teorema de Pitágoras (demonstração, exemplo, etc). Para isso, todos os recursos disponíveis nesse programa devem ser explorados.
Nome: Elisete Denise Siben
Escola: Santa Catarina
Atividade 2 – Vídeo “Do Sonho aos Ares”
A informática modificando ou não nossa vida
Tudo em nossa vida começa com um grande sonho, às vezes difícil de ser realizado, porém se nos empenharmos nele talvez um dia conseguimos torna-lo realidade, porque nada é impossível para quem é perseverante em seus objetivos. Pode ser que demore um, dois ou até milhares de anos, pode ser que outras pessoas tenham que aperfeiçoa-lo ou continua-lo, mas o importante é sonhar e não desistir nunca.
Nosso pai da aviação, Santos Dumond, nunca desistiu de seu objetivo, fracassou no inicio, mas não desistiu. Com os erros foi aprendendo e aperfeiçoando seu objetivo, até que em 1906 conseguiu atingir os ares com o famoso 14 Bis. Muitos ainda não o consideram como o pai da aviação, talvez porque é brasileiro. Mas temos que lembrar que o brasileiro não desiste nunca.
O progresso está intrínseco na natureza humana, o que o leva a uma busca constante de mudanças, sendo uma característica humana só pode ser considerado como algo positivo. O conhecimento que foi proporcionado à maioria através da evolução tecnológica é sem dúvida muito bom, porém determinadas mudanças de comportamento, principalmente de jovens, não podem passar despercebidas quando provocam somente interação com a máquina transformando-o em um ser humano isolado da convivência familiar e social.
Nos últimos anos a tecnologia vem surgindo com a velocidade da luz, isso é muito bom para quem sabe usufruir dessas novidades, pois nos auxiliam em nossos trabalhos do dia-a-dia. Porém temos que tomar cuidado com a tecnologia chamada informática, porque ela pode muitas vezes se tornar algo prejudicial a nossa vida, quando não a usamos de forma adequada. Já que através da informática temos uma interação com o mundo em apenas um milésimo de segundo ou até menos, e essa interação se for usada de forma a nos auxiliar em nosso aprendizado no ajudará muito, porém estamos rodeados de coisas que nos desviam do caminho. Por isso, a máquina nunca vai tomar o lugar do professor, como muitos pensam, porque ela não sabe dizer aos alunos o que é aceitável e o que não é.
Quando uma nova tecnologia surge afeta toda a sociedade. Alguns ficarão a favor outros contra, mas todos sempre estão curiosos para conhecer-la. Acredito que os que ficam contra é porque tem medo de mudar o seu meio, e ter medo do novo muitas vezes é bom, porque nos faz andarmos com mais cautela.
Quantos Santos Dumond, Albert Einstein, Leonardo da Vinci, Thomas Edison, entre outros nós conhecemos? Talvez muitos conhecidos e outros que muitas vezes estão ao nosso lado ocultos que passam a vida inteira no anonimato, mas que mesmo assim tentam modificar seu ambiente.
Acredito que no mundo em que vivo a informática é algo indispensável para a grande maioria das pessoas, inclusive para mim, que adoro investigar e aprender sobre várias áreas do conhecimento, acredito que isso auxilia na minha vida pessoal e principalmente na profissional, porque tenho um leque maior de informação e muito rápido. Claro que como algumas pessoas levei um tempo para saber distinguir o que é bom e aceitável e o que não é, na internet. Hoje aproveito ao máximo as coisas boas dela, não saberia viver sem ela. Adoro estar conectada com meus amigos, sei que o bom é estar junto (pessoalmente) com as pessoas, mas muitas vezes a distância e a vida corrida não me possibilitam a isso.
Graças aos inventores de toda a informática hoje vivemos numa era digital, pena que algumas pessoas ainda se mostram indiferentes a tudo isso, mas sei que essa nova tecnologia está ai para ser usada e só tende a ser aperfeiçoada para melhorar nossas vidas.
A educação frente a essas mudanças também está se adequando, claro que lentamente, porque nossos governantes sabem que a educação é a base da sociedade, mas mesmo assim deixam-na de lado, ou melhor, não dão a devida importância a ela.
A Informática Educativa vai muito além de ensinar o aluno sobre competências computacionais, onde o mesmo é treinado em aplicativos comerciais. Podemos dizer que não basta ter conhecimento técnico e conhecer a fundo os componentes do computador, ou saber programar com diversas linguagens. Há outras diversas vertentes que devem ser levadas em consideração neste processo. O mais importante e necessário é ter consciência das implicações sociais do computador na sociedade. Pensando nisso, as escolas vêm adotando cada vez mais o uso de computadores, mas será que na prática estão atingindo seu objetivo, ou estão apenas ensinando os alunos a trabalhar com um sistema operacional e alguns aplicativos? Será que basta ter um bom laboratório, com equipamentos de última geração? Bastaria ter recursos suficientes para adquirir aparelhos eletrônicos e tecnológicos de custo alto? Notamos que algumas instituições se equipam e buscam uma boa estrutura técnica, porém visando o marketing. Então a resposta para todas estas perguntas é óbvio que é não!
A adoção da Informática Educativa numa instituição educacional significa o desenvolvimento do conteúdo de disciplinas curriculares por intermédio do computador. Este processo não depende diretamente de recursos físicos. É um processo de conscientização por parte dos alunos, direção e, principalmente, dos professores. É preciso entender a função dos professores das disciplinas e do professor especialista em informática: o professor da disciplina (seja ela qual for) não deve substituir seus métodos e estratégias de ensino e aprendizagem e sim enriquecê-los com as novas possibilidades. É papel do professor de informática desenvolver as atividades de uso de computador nas disciplinas e resolver as dificuldades que a inserção do computador na disciplina normalmente acarreta como a alteração do esquema de aulas. Chegamos a conclusão que há ai uma parceria entre educadores, ou seja, um trabalho bem feito exige o trabalho em equipe.