Futuro !!!

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

MARILENE PIUCCO

Atividade 4 – Witer

Perigo na rede

É impossível contra o fato de que as relações sociais criaram formas de se estabelecer pelos canais de tecnologia, ao longo das últimas décadas . Mas será que a sociedade está preparada para educar os filhos da internet? Os perigos do convívio de crianças e adolescentes na web mostram-se crescentes a cada novo noticiado pela mídia . Quando o espaço virtual gera o mundo de fantasias, e os pais não estão preparados para orientar meninos e meninas, brincadeiras e diversões transformam-se em armadilhas.

Caxias do Sul- Difícil encontrar sentido na vida quando algo dá errado. Seria tão melhor não ter nenhum defeito.

Falar com desenvoltura , esbanjar o cabelo mais liso, olhos claros , lábios mais finos, mais grossos .....Perfeito seria evitar que as pessoas nos conhecessem como somos , mas nos concebessem da maneira que gostaríamos de ser vistos.

Esse tipo de pensamento permeia o universo , pré adolescente e até infantil. A esses impulsivos e imediatistas iniciantes da vida , as facilidades em esconder-se no mundo virtual tornam-se uma armadilha camuflada em meio a tantas novidades.

Sistema de conversação online, a exemplo do MSM , e de relacionamento, como o Orkut, são alguns destes divertidos e ao mesmo tempo arriscados instrumentos. E essa realidade de perigo é constante no Brasil. Quando uma adolescente deixa sua casa, atravessa Estados para se encontrar com sua amiga da internet, o mundo real e o virtual se conectam em forma de ameaça às famílias. Até que ponto a educação de pai para filho é suficiente diante das portas que se abrem a cada dia com novas tecnologias?

O caso recente noticiado na imprensa nacional da garota paulista de 15 anos que foi encontrar na vida real sua parceira virtual em Bento Gonçalves impressiona pela determinação. A adolescente Giovana Dias Fernandes chegou a percorrer nove quilômetros a pé e pegar carona com caminhoneiros para chegar ao seu destino, na Serra Gaúcha. Na verdade, não era o encontro com a amiga seu principal objetivo. Ela queria fugir de casa por que tinha medo de ser reprimida pela mãe ao contar à família que perdera o celular.

Diante desse quadro, cabe a pergunta: seriam as ferramentas de conversação e de relacionamento os principais vilões aos adolescentes? Ou a tecnologia apresenta-se apenas com mais uma das válvulas de escape que crianças e adolescentes têm para correr dos problemas?

A resposta dos especialistas aponta para a segunda hipótese. A imersão na internet indica que algo na vida destes adolescentes não vai bem. O frenesi pelo mundo virtual mostra somente a ponta de um problema maior e bastante real.

O uso abusivo começa a caracterizar um tipo de dependência.Entretanto, isso é conseqüência de um desequilíbrio psicológico, uma porta aberta indicando que algo não está correto. São pessoas que têm problemas e precisam de uma válvula de escape – explica o psicólogo. Cristiano Nabuco de Abreu, 45, coordenador do ambulatório integrado dos transtornos do impulso dos hospitais das Clinicas de São Paulo.

Qualquer um pode ter uma imagem de pessoa feliz e de sucesso com fotos postadas no Orkut de viagens ao Exterior, sorrisos em festas etc. Mas como saber se aquela pessoa, de brincos dourados, jaqueta cuidadosamente rasgada nos ombros e bolsa de moda é realmente assim.

Vivenciar estereótipos, personagens ideais de sucesso e poder, é um recurso recorrente de crianças e adolescentes em sites de relacionamento e ferramentas de conversação na internet.

  • Com problemas de auto-estima, o usuário não consegue falar direito, por exemplo, ou se relacionar na vida real. Então ele se esconde atrás da tela do computador e reformula sua personalidade. Preferir a vida virtual é muito mais prazeroso, pois é um lugar onde não há dificuldades, vergonhas timidez - relaciona Nabuco.


Mesmo em 2008 e com a internet disseminada desde a década de 1990, o grande dilema em educar os filhos para o convívio social na web reside na falta de experiência e de conhecimento dos pais sobre essas ferramentas tecnológicas.

  • A realidade de crianças e adolescentes de hoje é diferente da vivida pelos pais. No receio ou nas festas, eles não trocam mais o número de telefone, mas o endereço do MSN. Esse é um recurso social dos dias de hoje. Os pais têm dificuldade em mensurar o quanto navegar na internet é saudável. Não é como o alcóol , por exemplo – compara o psicólogo.

  • Contra dependência - O doutor Nabuco coordena um grupo de trabalho pioneiro no Brasil. Ele trata da ressociabilização de dependentes de internet no Hospital de Clínicas de São Paulo.


Atualmente, há dois grupos de 15 pessoas em tratamento. Durante quatro meses e meio, os pacientes são acompanhados por psicólogos e psiquiatras em sessões em grupo, uma vez por semana.

  • Ao contrário dos tratamentos de alcoolismo, nos quais o usuário é obrigado a largar o vício, nós preferimos não proibir ao acesso ao computador, mas sim reeducar esse uso. Mesmo porque, em qualquer lugar há internet e seria muito difícil que o paciente conseguisse se controlar – evidenciou.

  • Expondo seus casos em grupo, os dependentes passam a perceber que não são os únicos a enfrentar os problemas com o vício.

  • Iremos começar em breve um grupo específico de adolescentes, também formado por 15 indivíduos - adiantou Nabuco.

Mais

O que é Orkut

Ferramenta de relacionamentos na internet, na qual as pessoas criam perfis mostrando suas características pessoais e fotos .Há como procurar por outras pessoas e se cadastrar em assuntos , chamados de comunidade, com os quais o usuário tem afinidade. Os brasileiros são os maiores usuários do Orkut, cerca de 53% do total.

O que é o MSN Messenger, da Microsoft. Nele, usuários cadastrados se comunicam, em tempo real, por meio de mensagens.










MARILENE PIUCCO

ATIVIDADE 3 –

ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE

  • HABILIDADES : Ecologia e preservação ao Meio Ambiente

  • COMPETÊNCIAS : Discutir formas quanto a preservação de vida dos ecossistemas e da biodiversidade.

  • SABERES: Que as amplas conquistas da era tecnológica têm como contrapartida problemas igualmente grandes;

  • que o crescimento da população mundial e do consumo, especialmente nos países mais ricos, vem sugando a seiva da natureza, isto é , esgotando em ritmo acelerado os recursos finitos do planeta.

  • Que a Terra se encontra às portas da UTI, ou seja, que a biosfera está ameaçada pela alteração dos ambientes naturais, o que exige impor limites razoáveis, para a intervenção humana.

  • Que a atual revolução da produção na era tecnológica abre notáveis perpectivas, concretizando sonhos, as também contribui ´para a exclusão social.


  • Pesquisa : ECOLOGIA

  • 1 – Ecologia e sua importância .

2 -Componentes estruturais de um ecossistema;

2.1 – Combonentes abióticos;

2.2 – Componentes bióticos :

2.3 – Cadeia e rede alimentar;


3 – Cadeia e rede alimentar

4 – Níveis Tróficos

5 – Habitat e nicho Ecológico

6 – fluxo de energia e ciclo da matéria ;

6.1 – Pirâmides Ecológicas

6.2 – Pirâmides de número

6.3 - Pirâmides de biomassa.

7 – Ciclo de água

8 – Ciclo do Carbono

9 – ciclo do Oxigênio

10 – Ciclo do nitrogênio

  • Fazer um dicionário ilustrativo quanto a definição de cada elementos funtamentais que compõem o Ecossistema.

  • Realizar um seminário de debate quanto as questões ambientais sobre o meio ambiente, criando slogans alertanto a humanidade quanto : as causas e efeitos do aquecimento global.

  • Conseqüências ao meio ambiente em resposta as alterações quanto as perturbações sofridas insustentável quanto ao uso indevido da ciência e tecnologia quanto a preservação da biodiversidade.

  • Quais as conseqüências enfrentadas pela Biosfera devido à vasta ocupação humana?

  • Quais as alternativas de combustíveis e problemas que podem ser enfrentados quanto ao combate do efeito estufa.

  • Quais as causas provocadas pelo homem quanto ao aquecimento global.

  • Quais os efeitos provocados pelos CFC liberados na atmosfera.

  • Que medidas poderiam ser adotadas quanto ao destino do lixo e quanto ao acúmulo dce materiais sintéticos.

  • Quais as vantagens que a modernidade traz motivos e esperança e preocupação quanto : à área da biotecnologia médica agropecuária, os trangênicos, animais clonados bebês sob encomendas .

  • Esta lista da modernidade traz riscos potenciais, capazes em princípio, de ameaçar em poucas décadas o delicado equilíbrio da biosfera construído em bilhões de anos.

MARILENE PIUCCO

ATIVIDADE 2

1 – Como a história abordada no vídeo pode relacionar-se com a evolução tecnológica em geral e com a informação em particular?

Que as ciências são parte da cultura, desenvolvidas juntamente com os conhecimentos tecnológicos e práticos.

Que as visões da Terra e do universo, isto é, as maneiras de interpretar e representar o mundo natural e o cosmos mudaram muito ao longo da história , sobretudo desde o século XVI, quando se iniciou a ciência moderna .

Que a revolução nos materiais e processos tecnológicos e científicos, começada há milênios, se acelera em nossos dias.

Que o conhecimento da história da ciência ajuda a compreender a vida contemporânea, dominada pela tecnologia da base científica.

Que o homem, o mais inteligente dos animais, alcançou uma capacidade cada vez maior da intervenção aos mecanismos da vida, mas ao mesmo tempo ameaça, com suas ações, os ambientes naturais muitas espécies, inclusive a sua.

Que os conhecimentos científicos são continuamente elaborados, revistos, transformados e, portanto, não constituem verdades definitivas.

Que a presença crescente das representações matemáticas no cotidiano vai além das operações aritméticas realizadas por meio do ábaco, das máquinas de calcular e dos computadores.

A evolução do pensamento científico não ocorre por simples acúmulo de conhecimentos, mas há idas e voltas de idéias, muitas delas até contraditórias. Um exemplo disso é forma como se desenvolveu a visão do universo, por modelos e teorias conflitantes, e não só graças ao aperfeiçoamento de instrumentos de observação.

Já se imaginou o mundo com uma enorme variedade de formas: plano circular, em forma de barco, do ovo, ora boiando num mar infinito, ora apoiando em uma tartaruga, ora solto no meio do nada. No antigo Egito, o mundo era uma caixa em torno do Nilo; na velha China, era um organismo vivo; na Grécia clássica, o céu era feito de esferas cristalinas, a circular sobre uma Terra plana cercada de água. Essa concepção geocêntrica perdurou até a idade Média européia.

Mesmo quando o astrônomo polonês Nicolau Copérnico (1473-1543) passou a situar o sol no centro do universo, teve de utilizar o modelo0 das esferas de cristal, para servir de apoio aos planetas e às estrelas. Isto por que ainda havia duas ciências da mecânica:

Uma que explicava os movimentos eternos e perfeitos dos astros, outra que estudava os corpos sublunares, como nós na Terra, com a tendência de parar e de

cair.

Apenas no século XVII, com as teorias da mecânica e da gravitação do inglês Isaac Newton ( 1642-1727 ), foi possível pensar todos os objetos do universo se movendo sob as mesmas leis, de tal forma que nem estrelas nem planetas precisavam estar presos a “esferas”, pois girava uns em torno dos outros, em uma dança cósmica, em recíproca atração. O sonhado domínio do grande mecanismo de movimento dos céus tinha sido conseguido. Entendemos desde então,“elástico” invisível que mantém a Lua circulando, ligada ao planeta Terra.

O astrônomo americano Edwin Hubble (1889-1953) notou que, quanto mais distante estiver uma galáxia, mais rapidamente ela está se distanciando. Isto parece só ter uma explicação, proposta por George Gamov (1904-1968) físico russo naturalizado americano. Gamov apresentou a teoria, conhecida com Big Bang, de que o universo já foi muito mais compacto, tendo sofrido uma grande explosão, que fez com que sua massa se espalhasse. Hoje se avalia que esse evento tenha ocorrido há mais de 13 bilhões de anos.

Os modelos que tentam descrever essa incrível dinâmica cósmica fazem uso da teoria da relatividade geral de Albert Einstein (1879-1955). Alemão de nascimento e nascimento naturalizado americano, Einstein modificou a noção de espaço e de tempo da mecânica de Newton e, de certa forma, fundiu-a com sua teoria da gravitação. Para Eisntein, o espaço se curva em torno de grandes concentrações de massa, podendo mesmo se fechar em torno delas, que é o chamado buraco negro. O espaço não seria infinito, mas estaria se expandindo junto com o universo. Permanecem muitas controvérsias sobre o seu passado e destino. Terá vindo de um único ponto e se expandirá para sempre? Irá se expandir até um certo ponto e depois encolherá de novo.

Assim como o universo, cada estrela também evolui. O conhecimento do minúsculo núcleo atômico permitiu saber que esses astros produzem energia por fusão nuclear, ou seja, transformam o hidrogênio de que são feitos em hélio, liberando a energia que irradiam por bilhões de anos.Ao final do estoque de hidrogênio, os corpos estelares podem passar por convulsões traumáticas. As estrelas grandes explodem em supernovas e o Sol, em alguns bilhões de anos, poderá numa gigante vermelha e dissolver seus planetas incandescentes.

Em 1873 a 1932, nasceu e viveu o “Pai da Aviação” que herdou um legado de seus pais. Dedicou-se aos estudos da física, química, mecânica e eletricidade. O futuro do mundo está na mecânica. Sob a incredulidade de técnicos, autoridades e pessoas de todas as camadas sociais trabalhando pacientemente realizou os seguintes vôos.

04/07/1898 – Primeiro vôo com o balão “Brasil”, construído segundo instruções e esboços do autor.

20/09/1898 – No Jardim da Aclimação, Santos Dumont e4levou-se no ar em um dirigível de pequenas dimenções, com um motor de Dion-Bounton.

13/07/1901 – Trajeto publicamente conhecido e controlado por uma comissão de aerostação. Trajeto total 11 Km percorridos em 40 minutos, diante de duzentos a trezentos espectadores.

08/05/1903 – Inaugurado o balão mais querido de Santos Dumont : nº 09. divertiu os parisienses por ser um minúsculo dirigível com motor Clément de 3.c.v. Esse aparelho conheceu todos os sucessos. Seu inventor o considerava “balão de passeio”. A 23 de junho, o aeronauta atravessou no nº 9 o Bosque de Bologna , circunvoou o Arco do Triunfo e veio pousar facilmente na calçada diante de sua casa, nos Campos Elísios.

26/o6/1903 – Havia uma festa infantil no Clube do Pólo. Santos Dumont, para assombro e alegria das crianças, aterrisou e levou consigo o menino Chistian Potter de sete anos.

14/07/1903 – Parada militar em Longchamp, em homenagem à maior data nacional. Santos Dumont apresentou-se à frente dos soldados e, diante do palanque presidencial, saudou o Sr. Loubert, presidente da França.

23/10/1906 – Santos Dumont realiza um vôo em aparelho que aperfeiçoara.Em Bagatelle, correndo mais ou menos 100m, deixou o solo e voou a uma distância de 60 m. Esse vôo foi controlado por dois comissários do Aeroclube da França: Ernest Archdeacon e o cap. Ferber. Esse feito concedeu um prêmio ao inventor.

12/11/1906 =- No comando do célebre 14 Bis, conseguiu em Bagatelle, perante fiscais e uma verdadeira multidão, realizar um vôo homologado de 220m em 21 seg. e 1/5”. Parece que o aparelho chegou a se elevar a 5 ou 6 m acima do solo. O piloto manteve-se de pé.

  1. - lançamento do aeroplano conhecido até hoje . os parisienses o denominaram “Demoiselle”, pela graça de suas linhas - lembrança uma libélula – e pela rara leveza do aparelho.

5/04/1909 – Demoiselle nº 25. Modelo já aperfeiçoado no qual o inventor percorreu 2 Km. Esse aparelho está na aeronáutica de Chalais-Mendoum (França).

Pode-se afirmar que o Demoiselle “ abriu as portas do turismo aéreo “.

03/10/1909 – Novo recorde: o famoso aeronauta voou 8 Km em 5 min a uma velocidade de quase 96 km/h.

A navegação aérea influiu nos padrões de vida firmados há séculos, uma vez que tornando rápida a comunicação entre os povos, permitiu através do advento da televisão – a comunhão de pensamento entre sociedades que viviam praticamente ilhadas.


2 – Essa evolução afeta nossas vidas?


A informação e o conhecimento, de fato, são doravante a principal fonte de produção de riqueza. Poder-se-ia retorquir que isto sempre foi assim: o caçador, o camponês, o mercador, o artesão, o soldado deviam necessariamente adquirir certas competências e se informar sobre seu ambiente para executar suas tarefas . Mas a relação com o conhecimento que experimentamos desde a Segunda Guerra Mundial, e sobretudo depois dos anos setenta é radicalmente nova. Até a segunda metade do século XX, uma pessoa praticava no final de sua carreira as competências adquiridas em sua juventude. Mais do que isto, transmitia geralmente seu saber, quase inalterado, a seus filhos ou aprendizes. Hoje, esse esquema está em grande parte absoleto. As pessoas não apenas são levadas a mudar várias vezes de profissão em sua vida, como também, no interior da mesma “profissão”, os conhecimentos têm um ciclo de renovação cada vez curto (três anos, ou até menos, em informática, por exemplo). Tornou-se difícil designar competências “de base” num domínio. Novas técnicas ou novas configurações socioeconômicas podem a todo momento recolocar em questão a ordem e a importância dos conhecimentos.

Passou-se portanto da aplicação de saberes estáveis, que constituem o plano de fundo da atividade, à aprendizagem permanente, à navegação contínua num conhecimento que doravante se projeta em primeiro plano. O saber prendia-se ao fundamento, hoje se mostra como figura móvel. Tendia para a contemplação, para o imutável, ei-lo agora transformando em fluxo, alimentando as operações eficazes, ele próprio operação. Além disso, não é mais apenas uma casta de especialistas mas a grande massa das pessoas que são levadas a prender, transmitir e produzir conhecimentos de maneira cooperativa em sua atividade cotidiana.


3 - Como a informática pode modificar a sua vida profissional e pessoal?


A presença do computador na escola é uma realidade incortonável e seu uso já vem se tornando um fato corriqueiro até mesmo nas escolas púbnlicas do interior brasileiro.Escasseiam, contudo, reflexões críticas a respeito do uso da computação em sala de aula, o qual vem ocorrendo de modo ingênio e despreparado.

A escrita é uma prática sócio-cultural relativamente recente na humanidade e não tem mais do que cinco mil anos na forma como a conhecemos hoje. Se prosseguirmos na observação, veremos que, se não há razão alguma para pensar na escrita como algo natural, há menos razão ainda para algo natural, há menos razão ainda para pensar no livro como algo natural. O livro na forma como o conhecemos hoje, é um espaço de escrita desenvolvido há menos de 1000anos e na sua forma impressa tem cerca de 500 anos. Antes disso, era a parede das cavernas, o papiro, os códex, as tabuinhas etc. o suporte dos textos escritos. Portanto, não deveria haver nada de estranho no uso de um novo espaço da escrita, tal como o vídeo de um monitor, em contraste com uma folha de papel ou outros suportes como os outdoors e os muros de nossas cidades.

Talvez não estejamos suficientemente preparados para a realidade virtual da telinha do computador, tão real como a realidade empírica da página do livro. Com uma diferença essencial : é só desligar a telinha e o texto se esconde.O certo é que estamos chegando à ausência da página, à decomposição da linearidade textual e à desmontagem da própria noção tradicional de texto.”


4 – Alguma vez você sentiu necessidade de acessar a Internet? Para qual motivo?


Sim. Para comunicação com o exterior com a minha filha que mora em Milão e minha irmã que mora em Cremona na Itália.